Edital do Enem 2017

13 de novembro de 2016

Ainda estamos em 2016 mas muitos estudantes já estão de olho na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017). E a pergunta que sempre se faz é: quando será divulgado o edital do Enem 2017? Quando começam as inscrições do Enem 2017?

Acredita-se que, assim como nos anos anteriores, o edital do Enem 2017 seja divulgado na segunda quinzena de abril ou início de maio. Por meio deste documento os candidatos tem acesso a todas as informações do Enem 2017, tais como: período de inscrições, valor da taxa de inscrição no Enem, documentos necessários para se inscrever, atendimentos diferenciados, como obter a certificação de conclusão de ensino médio, cartão de confirmação de inscrição, local de prova, organização do Exame, orientações para realização das provas, correções, data de divulgação do gabarito e do resultado do Enem.

As inscrições para o Enem 2017 serão realizadas, provavelmente, em meados de maio. Em 2016 as inscrições foram realizadas de 09 a 20 de maio e as provas foram realizadas nos dias 05 e 06 de novembro. Alguns estudantes realizaram as provas nos dias 03 e 04 de dezembro em função da ocupação que ocorreu em algumas escolas na primeira data em protesto à reforma do Ensino Médio e à PEC 55/2016 (antiga PEC 241).

A inscrição para o Enem 2017 deve ser feita exclusivamente via internet, no endereço eletrônico //enem.inep.gov.br/. O candidato deve ter em mãos o número do CPF, RG, endereço de e-mail e endereço completo. É importante que ao cadastrar os dados pessoais, o candidato fique atento à senha para ter acesso a estas informações depois.

Edital do Enem 2017

Edital do Enem 2017

Edital do Enem 2017

Não se sabe ao certo, ainda, se haverá mudanças no Enem 2017, por conta do governo Temer, ou mesmo por conta da Reforma do Ensino Médio. No entanto, acredita-se que as alterações sejam pequenas e o processo seletivo mantenha sua forma próxima à sua forma atual.

O valor da taxa de inscrição, se mantido como no Enem 2016, será no valor de R$ 68,00. Estudantes de escolas públicas e aqueles que declararem carência ao se inscrever receberem isenção da taxa de inscrição do Enem 2017.

As provas serão aplicadas em dois dias (sábado e domingo). No primeiro dia serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia de provas, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e a Redação, nas quais os candidatos serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação. A prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Nos dois dias de provas os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), sendo recomendado aos candidatos cheguem até o meio dia, pois após o fechamento dos portões fica proibida a entrada de qualquer participante.

No Comments

Leave a Reply