Enem 2017

Enem veja como utilizar suas notas

29 de dezembro de 2016
Enem veja como utilizar suas notas
1.5 (30%) 2 votes

Enem veja como utilizar suas notas, pois o Exame é o principal mecanismo para ingresso no ensino superior das diversas universidades públicas e privadas do Brasil.

Vale lembrar aos candidatos que as Universidades públicas; Centros Universitários e Faculdades particulares de todo o País utilizam as notas do Enem para ingresso em seus cursos.

Enem veja como utilizar suas notas para ingresso nas Instituições

1. Fase Única

Consiste nos vestibulares que substituíram sua prova tradicional pela nota do Enem, podendo ser usado para todas as vagas ou parte delas. Nessa opção o processo de seleção continua sendo organizado pela Instituição de Ensino, porém não há provas, apenas apresentação do resultado obtido no Enem.

2. Primeira Fase

Nessa fase o boletim do Enem equivale apenas à primeira etapa, eliminatória, de uma seleção que terá outras fases. Normalmente os estágios seguintes correspondem a uma prova com questões objetivas ou uma redação; elaboradas pela própria instituição. Esta é a forma de seleção de candidatos é menos usada pelas Instituições.

3. Composição da Nota Final

Alguns vestibulares aceitam a pontuação do exame para entrar na composição da nota final do candidato, principalmente as notas da redação. Geralmente o aproveitamento do Enem é opcional neste tipo de avaliação, que possui cálculos próprios e só aceita o exame se o mesmo aumentar o desempenho do estudante.

4. Bônus

Nessa fase a nota do Enem concede uma nota extra ao aluno que prestou e utilizou as notas do exame para ingresso no curso superior.

5. Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu se assemelha a forma de ingresso de fase única, que utiliza as notas do Exame Nacional como critério de seleção num processo de única etapa.

Tal seleção é organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e não pelas instituições, vale somente para instituições públicas de ensino superior e usa apenas a última edição do Enem.

6. Sistema Misto de seleção

Nessa seleção as notas do Enem serão usadas de formas diferentes numa mesma instituição. Há universidades, que usam o Sisu para parte das vagas oferecidas e para o restante realizar vestibular próprio, que usa o Enem na composição final, como primeira fase ou outra opção dentre as anteriores.

7. Vagas Remanescentes

Algumas instituições de ensino, por sua vez, utilizam o exame nacional somente para a fase da ocupação de vagas remanescentes de seus respectivos processos seletivos.

Sisu edição 2017

As inscrições junto ao Sisu para selecionar candidatos para as diversas Instituições Federais estarão disponíveis a partir de 19 de janeiro de 2017; após a divulgação do Resultado do Enem edição 2016 pelo Inep.

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

Para participar da Lista de Espera do Sisu; o candidato deverá manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma do processo de seleção.

Consulte outras Instituições que já lançaram vagas para o Sisu edição 2017.

Aproveite para verificar Instituições e notas de Corte do Sisu da última edição

As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, DireitoEngenharia e Administração.

Dicas de Estudo Enem

Há vários tipos de apostilas e materiais educacionais em sites que facilitam a pesquisa dos estudantes no momento de seus estudos para a prova  nacional. Veja abaixo algumas indicações:

Dicas de Estudo para Biologia;

Dicas de Estudo para Física;

Dicas de Estudo para Química;

Dicas de Estudo para Matemática;

Como se dar bem na Redação do Enem

Dicas para a Redação do Enem: clareza

Dicas para a Redação do Enem: coesão

Dicas para a Redação do Enem: concisão

Importância da correção gramatical

Importância da formalidade e uniformidade

Acesse Provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos e garantir uma boa nota no Exame.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply