Encceja

Encceja 2017: datas das provas e conteúdo cobrado

30 de junho de 2017
Encceja 2017: datas das provas e conteúdo cobrado
3 (60%) 4 votes

Encceja 2017: datas das provas e conteúdo cobrado no Exame, que envolverá mais de um milhão de candidatos; sendo que aproximadamente 222.180 participantes no ensino fundamental e de 815.731 candidatos de nível médio. Serão 564 municípios participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Data da prova Encceja

Ela será aplicada no dia 8 de outubro de 2017, no perído da manhã e da tarde.

Período das inscrições

Será entre os dias 7 e 18 de agosto de 2017.

Quem poderá fazer a prova?

Os candidatos a partir de 15 anos poderão tentar o diploma do ensino fundamental; e a partir de 18 anos poderão tentar o diploma do ensino médio.

Quais os documentos obrigatórios?

O candidato interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade.

No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Responsável Pedagógico deverá informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do interessado, documento obrigatório para a efetivação da inscrição.

Site para fazer a inscrição

O endereço do portal oficial para inscrições ainda não foi divulgado pelo Inep; que mantém informações referentes ao exame no endereço: http://portal.inep.gov.br/encceja

Conteúdo cobrado no Encceja

De acordo com o MEC, cada área do conhecimento tem uma Matriz de Referência composta por 30 habilidades. As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum; em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

Materiais para estudo Encceja

O Inep mantém em seu site uma coletânea. Ela pode ser acessada m http://portal.inep.gov.br/web/guest/materiais-para-estudo. Apesar da disponibilidade, o material foi editado em 2002 e deverá sofrer futuras atualizações.

Composição da Prova do Encceja

Cada prova do Exame é composta por uma redação e por 30 questões para cada nível de conhecimento, somando 120 questões. As questões serão do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta.

Ensino Fundamental

A prova do ensino fundamental terá, pela manhã, ciências naturais, história e geografia. À tarde, lingua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática.

Ensino Médio

Aa prova do ensino médio terá, pela manhã, ciências da natureza e ciências humanas. Durante a tarde serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, redação e matemática.

Pontuação mínima para aprovação

De acordo com o Inep, para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame no mínimo o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta).

Será necessário fazer uma prova para cada etapa de ensino?

Candidatos com mais de 18 anos que não têm o diploma do ensino fundamental podem prestar diretamente o Encceja para o diploma do ensino médio.

Cidades que receberão a prova

De acordo com o Mec, a lista será divulgada no edital. Entretanto, o ministério divulgou uma lista com o total de cidades por estados, chegando a 564 municípios.

Locais de aplicação Encceja 2017

UF TOTAL DE CIDADES
AC 4
AL 6
AM 6
AP 3
BA 30
CE 16
DF 1
ES 13
GO 27
MA 9
MG 74
MS 21
MT 14
PA 31
PB 5
PE 10
PI 4
PR 49
RJ 17
RN 6
RO 12
RR 1
RO 12
RR 1
RS 76
SC 24
SE 7
SP 86
TO 12

O Inep é responsável por elaborar e aplicar a prova. A confecção dos diplomas ficará a cargo das secretarias estaduais.

Candidatos que moram no exterior poderão fazer a prova?

Ainda de acordo com o Inep, candidatos que moram no exterior também terão a oportunidade de fazer a prova, que será aplicada em 10 de setembro de 2017, em 10 países diferentes. A aplicação será entre 11 e 22 de setembro na Guiana Francesa (Caiena) e no Japão (Tóquio).

No dia 10 de setembro as provas serão aplicadas nos seguintes locais: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã).

Encceja para pessoas privadas de liberdade

Ele seguirá o mesmo padrão, mas terá cronograma distinto.

O edital será divulgado no dia 7 de agosto; e as unidades terão entre 14 e 25 de agosto para aderir. As inscrições serão de 21 de agosto a 1º de setembro, enquanto a aplicação acontecerá nos 24 e 25 de outubro de 2017.

Acesse o cronograma Encceja 2017.

Dicas de Estudo Enem, Encceja e Vestibulares:

–Dicas de Estudo para Biologia;

–Dicas de Estudo para Física;

–Dicas de Estudo para Química;

–Dicas de Estudo para Matemática;

Acesse dicas de Redação para treinar sua escrita e argumentos.

-Acesse dicas referentes aos diversos cursos de graduação e escolha sua profissão.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply