Encceja

Encceja 2017: datas das provas e conteúdo cobrado

30 de junho de 2017
Encceja 2017: datas das provas e conteúdo cobrado
3.9 (78.5%) 40 votes

Encceja 2017: datas das provas e conteúdo cobrado no Exame, que envolverá mais de um milhão de candidatos; sendo que aproximadamente 222.180 participantes no ensino fundamental e de 815.731 candidatos de nível médio. Serão 564 municípios participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Data da prova Encceja

Ela será aplicada no dia 8 de outubro de 2017, no perído da manhã e da tarde.

Período das inscrições

Será entre os dias 7 e 18 de agosto de 2017.

Quem poderá fazer a prova?

Os candidatos a partir de 15 anos poderão tentar o diploma do ensino fundamental; e a partir de 18 anos poderão tentar o diploma do ensino médio.

Quais os documentos obrigatórios?

O candidato interessado deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade.

No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Responsável Pedagógico deverá informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do interessado, documento obrigatório para a efetivação da inscrição.

Site para fazer a inscrição

O endereço do portal oficial para inscrições ainda não foi divulgado pelo Inep; que mantém informações referentes ao exame no endereço: http://portal.inep.gov.br/encceja

Conteúdo cobrado no Encceja

De acordo com o MEC, cada área do conhecimento tem uma Matriz de Referência composta por 30 habilidades. As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum; em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

Materiais para estudo Encceja

O Inep mantém em seu site uma coletânea. Ela pode ser acessada m http://portal.inep.gov.br/web/guest/materiais-para-estudo. Apesar da disponibilidade, o material foi editado em 2002 e deverá sofrer futuras atualizações.

Composição da Prova do Encceja

Cada prova do Exame é composta por uma redação e por 30 questões para cada nível de conhecimento, somando 120 questões. As questões serão do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta.

Ensino Fundamental

A prova do ensino fundamental terá, pela manhã, ciências naturais, história e geografia. À tarde, lingua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática.

Ensino Médio

Aa prova do ensino médio terá, pela manhã, ciências da natureza e ciências humanas. Durante a tarde serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, redação e matemática.

Pontuação mínima para aprovação

De acordo com o Inep, para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame no mínimo o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta).

Será necessário fazer uma prova para cada etapa de ensino?

Candidatos com mais de 18 anos que não têm o diploma do ensino fundamental podem prestar diretamente o Encceja para o diploma do ensino médio.

Cidades que receberão a prova

De acordo com o Mec, a lista será divulgada no edital. Entretanto, o ministério divulgou uma lista com o total de cidades por estados, chegando a 564 municípios.

Locais de aplicação Encceja 2017

UFTOTAL DE CIDADES
AC4
AL6
AM6
AP3
BA30
CE16
DF1
ES13
GO27
MA9
MG74
MS21
MT14
PA31
PB5
PE10
PI4
PR49
RJ17
RN6
RO12
RR1
RO12
RR1
RS76
SC24
SE7
SP86
TO12

O Inep é responsável por elaborar e aplicar a prova. A confecção dos diplomas ficará a cargo das secretarias estaduais.

Candidatos que moram no exterior poderão fazer a prova?

Ainda de acordo com o Inep, candidatos que moram no exterior também terão a oportunidade de fazer a prova, que será aplicada em 10 de setembro de 2017, em 10 países diferentes. A aplicação será entre 11 e 22 de setembro na Guiana Francesa (Caiena) e no Japão (Tóquio).

No dia 10 de setembro as provas serão aplicadas nos seguintes locais: Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã).

Encceja para pessoas privadas de liberdade

Ele seguirá o mesmo padrão, mas terá cronograma distinto.

O edital será divulgado no dia 7 de agosto; e as unidades terão entre 14 e 25 de agosto para aderir. As inscrições serão de 21 de agosto a 1º de setembro, enquanto a aplicação acontecerá nos 24 e 25 de outubro de 2017.

Acesse o cronograma Encceja 2017.

Dicas de Estudo Enem, Encceja e Vestibulares:

–Dicas de Estudo para Biologia;

–Dicas de Estudo para Física;

–Dicas de Estudo para Química;

–Dicas de Estudo para Matemática;

Acesse dicas de Redação para treinar sua escrita e argumentos.

-Acesse dicas referentes aos diversos cursos de graduação e escolha sua profissão.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply