Encceja

Encceja 2017: Cartão de Inscrição disponível

8 de novembro de 2017
Encceja 2017: Cartão de Inscrição disponível
5 (100%) 1 vote

Encceja 2017: Cartão de Inscrição disponível para os estudantes que farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos; marcado para 19 de novembro.

Cartão de Inscrição Encceja 2017

O cartão está disponível neste link para todos os candidatos devidamente inscritos no referido exame.

O cartão de inscrição contem o número de inscrição, a data, hora e local das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.

O Inep sugere que todos os participantes, principalmente aqueles com atendimento diferenciado; confiram os dados com antecedência.

Nesta edição, o exame será aplicado para 1.573.862 pessoas. Dessas, 301.583 farão provas para o ensino fundamental e 1.272.279 para o ensino médio. O exame abrange 564 municípios distribuídos em todos os estados.

Horários Encceja 2017

Turno da manhã

No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. Os exames – Ciências naturais, História e Geografia, para ensino fundamental; Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias, para ensino médio – terão início às 9h e serão encerrados às 13h.

Turno da Tarde

No vespertino, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15. As provas começam às 15h30 e vão até as 20h30. Os exames desse turno são de Língua portuguesa, Língua estrangeira moderna, Artes, Educação física, Matemática e Redação, para candidatos do ensino fundamental.

Candidatos do ensino médio, ainda no turno vespertino, farão provas de Linguagens e códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias. Os candidatos deverão ficar atentos; já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

Pontuação Encceja 2017

Tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio, as provas objetivas terão, cada uma, 30 questões de múltipla escolha.

A avaliação obedece a requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor; para ensino fundamental e ensino médio, e é estruturada a partir de uma matriz de competências e habilidades.

Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do ensino fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para ensino médio, é preciso obter, também, a proficiência em redação. Para isso, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Certificação Encceja

O Encceja é realizado pelo Inep; mas compete às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia definirem os procedimentos complementares para certificar os participantes ou emitir a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.

As secretarias estaduais de educação listadas no edital do Encceja utilizarão os resultados individuais para a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Os institutos federais o farão somente para certificar a conclusão do ensino médio.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply