De acordo com o órgão, foram adotadas todas as medidas para uma aplicação segura; que garanta isonomia entre os participantes e tranquilidade para realização das provas.
Enem 2015 e 2016 tiveram problemas com fraudes
De acordo com o Inep, no segundo semestre de 2017, foi anulado o resultado de 13 participantes do Enem 2015 e 2016 envolvidos em fraudes; que perderam o direito às vagas nas Instituições de Ensino Superior onde já estavam matriculados. O indiciamento desses 13 beneficiados por fraude é resultado da conclusão do Inquérito Policial nº 1560/2016-4-SR/PF/MA; instaurado pelo Departamento de Polícia Federal.
A operação batizada como “Jogo Limpo” foi deflagrada pela Superintendência Regional no Maranhão e foi dividida em duas fases. De acordo com a SRM, a primeira apurou os casos de 2015 e a segunda fase, os casos de 2016. A Polícia Federal chegou às quadrilhas e aos participantes a partir do fornecimento de dados do Inep.
O Inep destaca ainda que trabalha em estreita parceria com o MEC e a Polícia Federal para garantir a segurança do Enem. De acordo com Mendonça Filho, “Essa colaboração, ampliada desde 2016, vem permitindo a identificação e a prisão de quadrilhas especializadas em fraudar concursos públicos e processos seletivos; como ocorre nesta data por meio da Operação Adinamia, deflagrada pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal”.