Prova Enem 2016 – Segunda Aplicação

3 de dezembro de 2016

A segunda edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (3). No total, 277.622 candidatos poderão fazer as provas, que acontecem nos mesmos moldes da edição de novembro: neste sábado, o Enem aplica as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (4), acontecem as provas de linguagens, matemática e redação.

Os horários também são os mesmos: os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Nesta edição, a prova será aplicada em 418 locais de 165 municípios de 23 estados. Os municípios com o maior número de candidatos são Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Feira de Santana (BA), Niterói (RJ), Recife, Rio de Janeiro, São José dos Pinhais (PR), Serra (ES) e Uberlândia (MG). O Enem adiado só não será realizado em quatro estados: Acre, Amazonas, Amapá e Roraima.

Cartão de confirmação do Enem 2016

Até as 10h43 desta sexta-feira, faltando pouco mais de 24 horas para o início do exame, um terço dos estudantes ainda não tinham acessado seu local de provas no sistema. Segundo o Inep, dos 277.622 candidatos, 184.590 já sabiam seu endereço de provas até esse horário. Os candidatos poderão checar os cartões de confirmação de inscrição com os novos endereços no site do Enem (//enem.inep.gov.br/) ou no aplicativo do exame criado pelo governo.

Prova do Enem 2016 - Segunda Aplicação

Prova do Enem 2016 – Segunda Aplicação

Horários das provas do Enem 2016

Os portões do Enem serão fechados neste sábado às 13h de Brasília. A prova terá início às 13h30 e terá quatro horas e meia de duração. Os candidatos poderão sair a partir das 15h30. Para levar o caderno de provas, é preciso esperar para deixar o local de provas na última meia hora.

Para fazer o Enem, o candidato deve levar um documento de identidade original e com foto (veja abaixo a lista de documentos permitidos). Além disso, a prova só poderá ser feita com caneta esferográfica de tubo transparente e tinta de cor preta.

Documentos de identidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma no edital que nem todos os documentos de identidade serão aceitos no Enem. Eles precisam ter foto de identificação e ser expedidos por autoridades específicas. Veja abaixo a lista de documentos que os candidatos poderão usar nos dias de provas:

– Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
– Certificado de Dispensa de Incorporação;
– Certificado de Reservista;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
– Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006

Documentos não permitidos: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou ainda, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas

Exceções: De acordo com o edital do Inep, é possível que um candidato faça o Enem sem apresentar um documento de identidade válido, mas só em casos “extravio, perda, furto ou roubo” do documento. Porém, para conseguir essa permissão é preciso apresentar, no local de provas, um boletim de ocorrência feito com menos de 90 dias de antecedência do exame. Além disso, o candidato precisará passar por um processo especial de identificação, com o fornecimento de outros dados pessoais, e assinar um formulário específico.

No Comments

Leave a Reply