Enem 2017

Enem 2017 data da prova nacional

21 de novembro de 2016
Avalie esta postagem

Enem 2017 data da prova nacional, que será organizada e distribuída pelo Inep; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; órgão responsável pela aplicação do Exame.

Na edição de 2016, mais de 5 milhões de candidatos realizaram a prova nacional; que dará direito de realização inscrições para o Sisu, Fies e Prouni.

Enem 2017 data da prova nacional

A data da prova do Enem 2017 será informada pelo Inep, assim que forem definidas todas as alterações referentes ao Exame Nacional, edição 2017.

O que cai na Prova do Enem?

Conforme informações do Inep, o conteúdo das provas do Enem é definido a partir de matrizes de referência em quatro áreas do conhecimento da educação básica:

-Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;

-Matemática e suas tecnologias;

-Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia;

-Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

Veja aqui dicas de estudos para o Enem.

Veja os benefícios para fazer o Enem

Abaixo para que servem as notas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, até a edição de 2016:

-Vagas no Sisu edição 2017: Pela nota no Enem o aluno disputará vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Conheça o Sisu, e como o candidato usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas brasileiras.

-Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas que oferecem Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Conheça o Prouni.

-Bolsa de Estudos no Exterior: Quem conseguir mais de 600 pontos poderá disputar ainda vagas para estudar de graça no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras. O programa passará por reestruturação e terá alterações, mas será focado também para o Ensino Médio.

-Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. Esse programa possibilita financiar a graduação e pagar depois que terminar o curso.

-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. Serão duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

-Certificado do Ensino Médio: Para quem tiver mais de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano; e que não tiver ainda concluído o Ensino Médio; poderá até mesmo tentar tirar o Certificado do Ensino Médio com o resultado da prova. Para eles o Enem funciona como se fosse um Exame Supletivo e essa opção deverá ser informada no momento da inscrição junto ao Enem.

-As notas do Enem são utilizadas pelas Universidades Portuguesas, para ingresso de brasileiros em seus cursos de graduação.

Sisu 2017

Acesse informações relativas ao Sisu 2017 e veja as Instituições mais procuradas pela Seleção edição 2016.

Vestibulares ingresso 2017

Acesse aqui e veja outros vestibulares que estão disponíveis para ingresso nas diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply