Sisu 2017-2: Inscrições a partir de 29 de maio

23 de maio de 2017

Sisu 2017-2: Inscrições a partir de 29 de maio para seleção de candidatos para as universidades públicas brasileiras, cujo ingresso será no segundo semestre de 2017.

Cronograma Sisu 2º semestre de 207:

-Início das Inscrições: 29 de maio;

-Término das Inscrições: 1º de  junho;

-Resultado Sisu 2017-2: 5 de junho.

As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas pelo site //sisu.mec.gov.br.

Critérios Inscrição Sisu 2017-2

Só poderá se inscrever o estudante que participou da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação.

O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deverá incluí-las em ordem de preferência.

Sisu 2017 2º semestre

O Sisu ocorre em duas edições em cada ano. O MEC determina um período de inscrições durante o qual o candidato poderá:

– Inscrever-se em até dois cursos ofertados pelas universidades participantes (primeira e segunda opção);

– Alterar suas opções quantas vezes quiser durante o prazo de inscrições.

Ao final da etapa de inscrições, o Sisu convocará os candidatos que tiverem melhor classificação em cada curso, por modalidade de concorrência, conforme a nota do Enem 2016.

Caso a nota do candidato permita convocação nas duas opções de vaga, ele será selecionado em sua primeira opção.

Nota de corte dos candidatos Sisu

Conforme informações do Mec, durante o prazo de inscrições; o Sisu calcula a nota de corte para cada curso uma vez por dia.

O cálculo toma como base o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte válida será aquela registrada no último dia de inscrições. Até esse fechamento, o candidato pode optar por mudar de cursos ou universidades.

Acesse as notas de corte Medicina Sisu 2017-1

Modalidades de concorrência Sisu

O candidato poderá escolher se concorre às vagas de “ampla concorrência”, às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012); ou às vagas destinadas para as demais políticas afirmativas de cada instituição.

Percentual da reserva de vagas Lei de Cotas

De acordo com o MEC, todas as universidades que participam do Sisu reservaram, pelo menos, 37,5% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.

Nota mínima Enem Sisu

Há duas formas, primeiro, será vetada a participação de candidatos que tenham zerado a redação. Em segundo lugar, o MEC esclarece que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesses casos, o próprio sistema alertará o candidato durante o processo de inscrição.

Notas de corte por área de conhecimento

 Resultado e matrículas Aprovados Sisu

O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e no telefone 0800-616161. A matrícula deverá ser realizada diretamente na instituição em que o aluno foi selecionado.

Documentos necessários inscrição Sisu

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas do número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Em caso de aprovação, os estudantes deverão ficar atentos à documentação exigida pela universidade para a matrícula.

Sisu e Prouni: qual a diferença?

O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, as instituições públicas selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades de iniciativa privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.

O Enem também é usado em outras ações do MEC, como o Ciência sem Fronteiras e o Fies.

Veja outras informações em relação ao Sisu edições anteriores

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

-Cursos e maiores notas de corte.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

No Comments

Leave a Reply