Enem 2017

Edital Enem 2017

27 de dezembro de 2016
Avalie esta postagem

Edital Enem 2017 será publicado em fevereiro, de acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC); com informações referentes à realização do Exame Nacional do Ensino Médio.

No início do mês de dezembro, o MEC informou que algumas mudanças serão implantadas nas próximas edições do Enem. Com a divulgação do edital, além de saber prazo de inscrições e datas de provas; o estudante ficará sabendo quais mudanças deverão valer para 2017 para o exame nacional.

Edital Enem 2017

As mudanças propostas, segundo o MEC; são para que o Enem se adapte ao novo modelo do ensino médio, sugerido pela Medida Provisória (MP) 746/2016; e serão definidas de acordo com uma consulta pública que deverá ser lançada no site do ministério até o dia 10 de janeiro de 2017. Algumas alterações deverão ficar para 2018.

Abaixo as principais mudanças para o Enem 2017 que já foram veiculadas:

1-Exclusão na emissão do certificado de conclusão do ensino médio, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a possibilidade na reativação do Encceja, exame próprio para esta finalidade;

2-Exclusão dos candidatos treineiros, alunos matriculados no Fundamental II e nas duas primeiras séries do Ensino Médio no ano letivo de 2017, não poderão se inscrever nas próximas edições do Enem;

3- O candidato terá limites de até três (3) pedidos na declaração de isenção e na quarta tentativa terá que pagar a taxa de inscrição (oficial); em virtude da alta percentagem de ausência dos candidatos nesta situação no Enem;

4- O Exame Nacional do Ensino Médio contará com quatro modelos de provas nas próximas edições:
a-Simulado para os candidatos ” treineiros ” em Julho/2017;
b-Enem – Sistema Universal em Outubro/2017;
c-Enem – Sistema Prisional (PPL) em Dezembro/2017;
d-Enem (curinga) em caso de adiamento por interrupção de energia elétrica, falhas nos locais de provas, ocupações ou algo que possa colocar riscos na aplicação das provas do exame.

5- O MEC estuda excluir a plataforma da Hora do ENEM e do Geekie Games nas próximas edições do exame;

6- O INEP, órgão responsável pelo Enem analisa aumentar o valor da taxa de inscrição do Enem de R$68 para R$74 na edição de 2017;

7-O INEP/MEC avalia ainda se haverá possíveis mudanças no formato das provas (pretende diminuir as questões e aplicar em um dia) e os candidatos inscritos como ” sabatistas ” poderão obter outro modelo de prova e será aplicado em uma outra data. Há um indicativo do Ministro em retirar a redação do Enem, informação que não foi confirmada.

Enem 2016

As notas da última edição do Enem serão utilizadas para os programas federais de ensino que dependem desse resultado que são Fies, SiSU e ProUni.

Sisu edição 2017

As inscrições junto ao Sisu para selecionar candidatos para as diversas Instituições Federais estarão disponíveis a partir de 19 de janeiro de 2017; após a divulgação do Resultado do Enem edição 2016 pelo Inep.

Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

Para participar da Lista de Espera do Sisu; o candidato deverá manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma do processo de seleção.

Consulte outras Instituições que já lançaram vagas para o Sisu edição 2017.

Aproveite para verificar Instituições e notas de Corte do Sisu da última edição

As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, DireitoEngenharia e Administração.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Marcos Bispo 6 de março de 2017 at 9:19 am

    Faço o primeiro ano do EJA, intitulado “Humanas”, e gostaria de saber se estou elegível a fazer o ENEM, pois a regra não é muito clara ao dizer: “[…] e nas duas primeiras séries do Ensino Médio no ano letivo de 2017, não poderão se inscrever nas próximas edições do ENEM”, essa regra está incluindo os alunos do EJA?
    Desde já, obrigado.

    • Reply admin 6 de março de 2017 at 11:42 am

      Prezado Marcos, O Enem 2017 não certificará o Ensino Médio. De acordo com as informações veiculadas haverá um Enem para treineiros, que é o seu caso. Ao longo de março o Edital do Enem será lançado e teremos maiores informações a respeito. Ao dispor.

    Leave a Reply