Resultado do Enem 2016 sai nesta quarta-feira

17 de janeiro de 2017

Os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2016, terão acesso ao resultado do Enem 2016 nesta quarta-feira. A previsão era de que as notas do Enem fossem divulgadas na quinta-feira, dia 19, mas a data foi antecipada.

Ansiedade na espera das notas do Enem 2016

São praticamente dois meses de espera entre a realização das provas do Enem 2016 e a divulgação do resultado contendo as notas individuais. Como é de conhecimento dos candidatos, o Enem não divulga um “listão de aprovados”, e sim um boletim individual, de forma que cada participante só pode ver seu próprio desempenho.

Está ansioso na espera pela sua nota no Enem? Entenda mais sobre o boletim contendo sua nota individual: quando é divulgado, como acessar e o que fazer com sua nota.

Data da divulgação da nota individual do Enem 2016

O resultado do Enem 2016 está previsto para sair dia 18 de janeiro de 2017, quarta-feira.

Onde consultar o boletim de desempenho individual

Até uns anos atrás, o MEC enviava o boletim de desempenho para a casa de cada um dos milhões de participantes. Para conter gastos, desde 2015 é responsabilidade do candidato consultar o resultado. A partir de quarta-feira os candidatos podem acessar o site oficial do Enem para consultar o resultado contendo as notas individuais.

Quando saem as notas dos treineiros?

Os candidatos que fizeram as provas do Enem 2016 como “treineiro” terão que esperar um pouco mais. O resultado, para quem fez o Exame enquanto cursa o primeiro ou segundo ano do ensino médio, só fica disponível 60 dias depois da primeira divulgação oficial.

Resultado do Enem 2016

Resultado do Enem 2016

Como consultar o resultado do Enem 2016?

O processo de consulta ao boletim individual é simples, rápido e sem burocracia. Assim que o MEC liberar o resultado, você deve:

-Acessar o //enem.inep.gov.br/ .
-Clicar em Resultados do Enem.
-Seguir as orientações para acessar seu boletim. Normalmente, é
necessário apenas digitar seu CPF ou número de inscrição e senha do Enem.

Se você não lembra da senha que cadastrou ao se inscrever para o Exame, não se preocupe. O sistema tem um link (“esqueci minha senha”) que ajuda a recuperá-la. É simples e rápido.

O que tem no boletim individual?

O boletim individual contém as notas do participante em cada uma das cinco provas do Enem:

-Redação
-Matemática e suas Tecnologias
-Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
-Ciências Humanas e suas Tecnologias
-Ciências da Natureza e suas Tecnologias

O resultado é geral, sem especificar quais questões você errou ou acertou. O “espelho de correção da redação” é divulgado após alguns dias com anotações dos avaliadores.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

1. Fase Única

Consiste nos vestibulares que substituíram sua prova tradicional pela nota do Enem, podendo ser usado para todas as vagas ou parte delas. Nessa opção o processo de seleção continua sendo organizado pela Instituição de Ensino, porém não há provas, apenas apresentação do resultado obtido no Enem.

2. Primeira Fase

Nessa fase o boletim do Enem equivale apenas à primeira etapa, eliminatória, de uma seleção que terá outras fases. Normalmente os estágios seguintes correspondem a uma prova com questões objetivas ou uma redação; elaboradas pela própria instituição. Esta é a forma de seleção de candidatos é menos usada pelas Instituições.

3. Composição da Nota Final

Alguns vestibulares aceitam a pontuação do exame para entrar na composição da nota final do candidato, principalmente as notas da redação. Geralmente o aproveitamento do Enem é opcional neste tipo de avaliação, que possui cálculos próprios e só aceita o exame se o mesmo aumentar o desempenho do estudante.

4. Bônus

Nessa fase a nota do Enem concede uma nota extra ao aluno que prestou e utilizou as notas do exame para ingresso no curso superior.

5. Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu se assemelha a forma de ingresso de fase única, que utiliza as notas do Exame Nacional como critério de seleção num processo de única etapa.

Tal seleção é organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e não pelas instituições, vale somente para instituições públicas de ensino superior e usa apenas a última edição do Enem.

6. Sistema Misto de seleção

Nessa seleção as notas do Enem serão usadas de formas diferentes numa mesma instituição. Há universidades, que usam o Sisu para parte das vagas oferecidas e para o restante realizar vestibular próprio, que usa o Enem na composição final, como primeira fase ou outra opção dentre as anteriores.

7. Vagas Remanescentes

Algumas instituições de ensino, por sua vez, utilizam o exame nacional somente para a fase da ocupação de vagas remanescentes de seus respectivos processos seletivos.

1 Comment

  • Reply crislaiane silva de solza 4 de fevereiro de 2017 at 10:16 pm

    Espero muito que passo que Deus possa no ajudar

  • Leave a Reply