Para que serve a nota do Enem 2017
As notas obtidas nas provas do Enem 2017 podem ser utilizadas para concorrer a bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições com ensino superior através do Prouni (Programa Universidade para Todos), concorrer a uma vaga em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ou usá-la no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), como forma de obter financiamento de mensalidades de cursos superiores com juros baixos.
Resultado Enem 2017
Como consultar o Resultado do Enem 2017
Em se tratando do resultado Enem 2017 os participantes possuem uma página específica para acompanhar a divulgação das notas, ou seja, nela serão apresentadas todas as informações do candidato: número de inscrição, confirmação e outras informações pessoais. No site oficial também estarão disponíveis o local de prova e o cartão de confirmação de inscrição.
O acesso ao site oficial do Enem 2017 será possível através da internet no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Para realizar a inscrição basta informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informar a senha a qual será criada no início do processo. Caso tenha esquecido a senha basta clicar na opção “esqueci minha senha” e optar por receber a senha provisória no e-mail ou através de um SMS no número cadastrado. Assim o candidato receberá uma senha provisória que dará acesso direto para a criação de uma senha oficial.
As notas do Enem 2017 serão divulgadas em janeiro na página do participante do candidato, por área: redação, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias. A maior nota que o candidato poderá tirar na redação é de 1000 pontos, sendo que as demais áreas, por serem de avaliação estatística, é possível que o participante alcance desempenho superior a 1000 pontos de proficiência.
Como ocorre a Correção da Redação do Enem 2017
A redação será corrigida por dois corretores dando uma nota de 0 a 200 para cada uma das cinco competências, a saber:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta da redação
- Selecionar, compreender, organizar e interpretar informações;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção do argumento
- Elaborar proposta para em relação ao tema apresentado
Em caso de discordância entre dois corretores haverá um terceiro corretor.
Nota zero na redação do Enem 2017
Será passível de tirar nota zero na redação do Enem 2017 aquele candidato que copiar trechos dos textos motivadores ou apresentar fuga do tema.
Nota do Enem 2017 de acordo com a TRI
As notas das matérias não são avaliadas em número de acertos, mas sim em níveis de dificuldade e coerência nas respostas, ou seja, se estatisticamente uma questão tiver mais acertos, será considerada mais fácil e menos pontos o candidato terá, porém, ao acertar questões mais difíceis, espera-se que este participante acerte maior número de questões fáceis e médias. Esta na dúvida com relação a Teoria de Resposta ao Item (TRI)? Veja a relação entre número de acertos e a nota real no Enem 2014.
Data do Enem 2017
As provas do Enem 2017 serão aplicadas em dois dias consecutivos, sábado e domingo. No primeiro dia os candidatos farão 90 questões relacionadas as áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias em um período de 4h30min. No segundo dia, domingo, são aplicadas as provas com 90 questões relacionadas a Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, além da redação, em 5h30min.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é o maior processo seletivo do país, e vem atingindo números expressivos de inscrições a cada ano. Inicialmente o exame foi proposto com o intuito de avaliar o nível de ensino das escolas públicas de ensino médio. Entretanto, em 2009 o Enem passou a ser utilizado como forma de obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio e é usado como nota para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).