Enem

Resultado Enem 2016 para que serve

18 de novembro de 2016
Resultado Enem 2016 para que serve
4 (80%) 1 vote

Resultado Enem para que serve, pois as notas do Exame Nacional do Ensino Médio são utilizadas para acesso a vários programas de ensino.

Resultado Enem 2016 para que serve

O Resultado do Enem 2016 será divulgado no dia 19 de janeiro de 2017. A partir desta data será aberto o período para inscrições junto ao Sisu, edição 2017.

Veja abaixo como o Resultado do Enem será aproveitado:

1-Vagas no Sisu edição 2017: Pela nota no Enem o aluno disputará vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja aqui o que é o Sisu, e como você usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.

2-Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni.

3-Bolsa de Estudos no Exterior: Quem conseguir mais de 600 pontos poderá disputar ainda vagas para estudar de graça no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras. O programa passará por reestruturação e terá alterações, mas será focado também para o Ensino Médio.

4-Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.

5-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

6-Certificado do Ensino Médio: Para quem tiver mais de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano; e que não tiver ainda concluído o Ensino Médio; pode até mesmo tentar tirar o Certificado do Ensino Médio com o resultado da prova. Para eles o Enem funciona como se fosse um Exame Supletivo e essa opção deve ser informada no momento da inscrição junto ao Enem.

Avaliação da Qualidade do Ensino Médio

A primeira funcionalidade do Enem está na Avaliação da qualidade do Ensino Médio. Pela média das notas dos alunos de cada Colégio ou Escola de Ensino Médio; o Ministério da Educação consegue fazer um mapa da qualidade do Ensino Médio em todo o Brasil.

O Enem sofrerá alterações para a edição de 2017. Acesse aqui e veja as primeiras informações relativas à mudança que será anunciada em breve pelo MEC.

Edital Enem 2017

Acesse aqui e veja a previsão do Edital do Enem edição 2017.

Sisu 2017

Acesse informações relativas ao Sisu 2017 e veja as Instituições mais procuradas pela Seleção edição 2016.

Vestibulares ingresso 2017

Acesse aqui e veja outros vestibulares que estão disponíveis para ingresso nas diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Elzenira Barbosa Ferreira 22 de janeiro de 2017 at 12:57 pm

    Eu quero ver as minhas notas foi muito anciosa.

  • Leave a Reply