Acesse para verificar o prazo para requerer a utilização do nome social
Veja novidades para o Atendimento especializado
Veja outras informações importantes em relação às alterações do Enem.
O Enem é uma prova que garante acessibilidade para seus candidatos. Abaixo estão algumas informações importantes.
Atendimento Específico
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que precisarem de atendimento específico deverão informar a necessidade já no ato de inscrição. A comprovação tem que ser feita por meio de laudo médico, anexado ao sistema de inscrição nos formatos .pdf, .jpeg ou .png. O número do CID – sistema de classificação das doenças – também deverá ser comunicado.
O atendimento especial é concedido aos candidatos que comprovarem autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, intelectual ou mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular. A partir deste ano, também entram na lista outras enfermidades; por exemplo, participantes diabéticos que usam bomba de insulina. Gestantes, lactantes e idosos também têm direito a atendimento específico. No casos dos estudantes que necessitem realizar as provas nas dependências do hospital, é necessário apresentar a autorização hospitalar.
Candidatos Surdos
Nesta edição, um novo recurso vai auxiliar participantes com surdez e deficiência auditiva: a prova em vídeo libras, ofertada em caráter experimental. Estes candidatos poderão selecionar apenas um tipo de recurso. Contudo, o sistema tradicional também será mantido. “A nossa expectativa é que num futuro próximo a gente possa substituir totalmente o auxílio do intérprete de libras por um processo automatizado”, afirma a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos.
Atualmente, o Inep coloca à disposição guia-intérprete, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial, prova ampliada, prova em Braille, prova super ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e diversos outros mecanismos para promover a acessibilidade.
Transsexuais e Travestis
Transexuais e travestis poderão solicitar o tratamento pelo nome social. Esses participantes devem fazer a inscrição com o nome civil. Só depois, entre 29 de maio e 4 de junho, poderão solicitar, pela página do participante, o tratamento por nome social.
Alterações nas inscrições
Durante a inscrição, o candidato deve indicar a cidade onde quer realizar o exame, que pode ser diferente do endereço de contato indicado nos dados pessoais.
Até o término das inscrições, em 19 de maio, é possível atualizar dados de contato, mudar o município escolhido para realização das provas e a opção de língua estrangeira, além de solicitar atendimento especializado ou específico. Terminado o prazo de inscrição, não é possível fazer qualquer alteração.
Provas Enem edição 2017
A aplicação do Enem de 2017 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro; conforme edital de regulamentação normativa publicada no Diário Oficial da União pelo Inep.
Veja o que fazer e levar no dia das provas Enem 2017
Leia sobre as ações de Segurança do Enem
Os cadernos de questões serão personalizados
Assuntos cobrados no Enem
Os conteúdos mais cobrados nas provas do Enem são:
-Ciências Humanas;
-Linguagens;
-Ciências da Natureza;
-Matemática;
-Redação.
Certificação do Ensino Médio
O Enem deixou de certificar o ensino médio, o que voltará a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja); que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios. Acesse outras informações referentes ao Encceja.
Segurança Enem
Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.
Resultado Enem 2017
O Enem 2017 será divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante; e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros.
Não será divulgado resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.
Dicas de Estudo Enem, Encceja e Vestibulares:
Biologia
Física
Química
Matemática
Dicas de treino para redação:
Aproveite para treinar elaborando textos que envolvam temas mais atuais. Analise algumas propostas abaixo e treine seus argumentos, pois a leitura será sua melhor aliada para elaborar um bom texto:
-Proposta: O brasileiro tem razões para sofrer complexo de vira-lata?;
-Proposta: Trabalho no Brasil;
-Proposta: Aplicativos de celular atrapalham a relação pais e filhos?
-Proposta: Conhecimento através das Tecnologias;
-Proposta: Parto Anônimo;
-Proposta: Manipulação Genética Humana;
-Proposta: Terceirização do Trabalho;
-Proposta: Médicos e Indústria Farmacêutica;
-Proposta: Publicação de Fotos na Internet;
-Proposta: Injustiças Sociais;
-Proposta: Legalização da maconha;
-Proposta: Maioridade Penal;
-Proposta: Violência contra a mulher;
-Proposta: Diversidade de Gênero;
-Proposta: Visibilidade das campanhas publicitárias;
-Proposta: Leitura como redução de pena;
Proposta: Homofobia.
Acesse a relação dos refugiados da Síria com os tumbeiros da escravatura.