Enem

MEC lançará consulta pública para mudanças no Enem

13 de janeiro de 2017
Avalie esta postagem

MEC lançará consulta pública para mudanças no Enem; pois o Ministério da Educação (MEC) confirmou que a consulta pública relativas às mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A consulta pública será aberta na próxima semana, mais especificamente no dia 18 de janeiro.

Uma consulta pública trata-se de um instrumento de participação social com a finalidade de embasar a tomada de decisão e de edição das normas de um processo, no caso uma prova nacional como o Enem.

A expectativa do ministro da educação Mendonça Filho, conforme sua declaração, pois segundo o ministro ele espera uma interação positiva dos estudantes do Brasil, educadores, pesquisadores e todos que possam colaborar com o aperfeiçoamento do exame que é patrimônio do Brasil.

Entre as possíveis propostas que poderão fazer parte da pauta da consulta, a redução do exame para apenas um dia de aplicação, além da exclusão de candidatos treineiros; que não vão concorrer a vagas no ensino superior; e a descontinuação do uso do Enem para certificação do ensino médio.

Especialistas têm debatido também mais de uma aplicação do exame por ano, com modelos distintos de provas, mais direcionados para o que os alunos aprenderam na etapa de ensino e colocando o Enem em consonância com a reforma do ensino médio pela Medida Provisória (MP) 746/2016.

Apesar das especulações, nenhuma medida que será discutida na consulta pública foi confirmada. Vale lembrar que ela não valerá somente para a edição de 2017, uma vez que alterações mais drásticas só terão tempo hábil para serem implementadas no Enem 2018.

Por que fazer o Enem?

Abaixo para que servem as notas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, até a edição de 2016, de acordo com o Inep:

-Vagas no Sisu edição 2017: Pela nota no Enem o aluno disputará vagas em universidades públicas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Conheça o Sisu, e como o candidato usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas brasileiras.

-Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas que oferecem Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Conheça o Prouni.

-Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. Esse programa possibilita financiar a graduação e pagar depois que terminar o curso.

-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. Serão duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

Sisu 2017

O Mec abrirá a partir de 24 de janeiro, as inscrições para o Sisu. Acesse as Universidades que já lançaram vagas para a seleção referente a 2017.

Aproveite para verificar Instituições e notas de Corte do Sisu

As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, DireitoEngenharia e Administração.

Notas de Corte Prouni e Fies de Medicina

Aproveite para verificar as notas de corte para o Prouni e Notas de Corte do Fies Medicina.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply