Enem

Enem: Competências avaliadas na Redação

23 de fevereiro de 2017
Enem: Competências avaliadas na Redação
5 (100%) 1 vote

Enem: Competências avaliadas na Redação da prova nacional; que conta com a participação de milhares de candidatos que desejam ingressar nas universidades e institutos públicos brasileiros.

Como é a redação do Enem?

O candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas; desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deverá uma reflexão escrita sobre tema de ordem política, social ou cultural.

Na redação do Enem, o candidato defenderá uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto; apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.

A letra deverá ser legível, de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. O candidato precisa mostrar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado que respeite os direitos humanos.

Motivos para tirar zero na redação do Enem

 -Se a redação não atender à proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;

-Se o candidato entregar a folha de redação sem texto escrito ou que não passe de sete linhas;

-Se o texto tiver Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como desrespeito aos direitos humanos, não serão admitidos;

-Fuga ao tema proposto;

-Cópias dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Competências avaliadas na redação do Enem de acordo com a Cartilha do MEC:

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Acesse possíveis temas de redação que poderão ser cobrados na próxima edição do Enem.

Dicas de Estudo Enem e Vestibulares:

Material para estudo de Biologia

Lista de material teórico separado por tópicos do tipo “escolha o assunto”. Contém provas resolvidas de várias universidades e simulados, com questões comentadas de Biologia, para você estudar e se preparar para as provas do Enem. Clique para estudar Biologia para o Enem.

Material para estudo de Química

Material teórico separado por tópicos do tipo “escolha o assunto” para você estudar química. Contém provas resolvidas de várias universidades e simulados, com questões comentadas de Química, para você estudar e se preparar para as provas do Enem. Clique para estudar Química para o Enem..

Material para estudo de Física

Nesta outra seção, há material teórico separado por tópicos do tipo “escolha o assunto”. Contém provas resolvidas de várias universidades e simulados, com questões comentadas de Física, para você estudar e se preparar para as provas do Enem. Clique para estudar Física para o Enem..

Material para estudo de Matemática

E, finalmente, aqui há também teórico separado por tópicos do tipo “escolha o assunto”; provas resolvidas de várias universidades e simulados, com questões comentadas, para você estudar e se preparar para as provas do Enem 2016. Clique para estudar Matemática para o Enem.

Acesse provas de outras edições do Enem para testar seus conhecimentos e cronometrar seu tempo como forma de preparação para a prova nacional.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply