Redação

Enem 2017: possíveis temas para redação

9 de fevereiro de 2017
Enem 2017: possíveis temas para redação
3.3 (65.71%) 14 votes

Enem 2017: possíveis temas para redação referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio, que garante acesso às universidades e Institutos federais brasileiros.

Anualmente os jovens brasileiros se descabelam com a redação do Enem e qual tema poderá ser cobrado na próxima edição.

Com o intuito de auxiliar os estudantes, acesse os temas que já foram cobrados em outras edições; e realize leituras para ajudar em sua argumentação e em seu vocabulário.

Acesse também o manual de redação disponibilizado pelo Inep para verificação das informações relativas à redação da prova nacional.

Enem 2017: possíveis temas para redação

Alguns professores de cursinhos já iniciaram suas apostas referentes ao tema para a edição do Enem 2017. Valerá a pena o estudante focar leituras dos tópicos relacionados abaixo, pois eles ajudarão na construção e argumentação de um bom texto:

1- Regulamentação do Trabalho Doméstico, PEC das domésticas

A PEC das domésticas, Proposta de Emenda Constitucional do Trabalho Doméstico, foi aprovada em 2013 e bastante discutida na sociedade. De um lado, há o viés dos empregadores, que tiveram aumento de gastos para registrar o trabalhador doméstico. Por outro lado, há o aumento de direitos trabalhistas a essa profissão. Esse tema também popularizou bastante com o lançamento do filme brasileiro “Que horas ela volta?”, escrito e dirigido pela Anna Muylaert.

2- Preconceito linguístico

O Brasil por ser um país de proporções continentais possui várias formas de se comunicar seja pela escrita, imagens, símbolos e fala. A linguagem possui diversas variantes seja regional, social, cultural, etc. Isso significa que há diferentes formas de utilizar a língua portuguesa e elas variam dependendo da situação, da região que se vive, entre outros aspectos. A norma culta é o padrão gramatical que aprendemos na escola e utilizamos na escrita. Mas as variantes – como gírias, abreviações e dialetos são comuns em nossa rotina diária. Sobre esse assunto, podemos levantar reflexões sobre como lidar com essas diferenças em cada região e em até que ponto elas são aceitas pela sociedade.

3- Deficientes físicos

Nas última edições, o ENEM trouxe propostas de redação com temas focados em alguma parcela da população que sofra algum tipo de discriminação. Na edição de 2015 o tema abordado foi violência contra a mulher e as duas versões relativas ao ENEM 2016 sobre intolerância religiosa e racismo. Portanto, um tema que envolva a inclusão dos deficientes físicos é bem provável. Leia e pesquise a diferença de inclusão e integração. Analise e reflita sobre as condições dos deficientes nos ambientes escolar e de trabalho.

4- Discurso de ódio e intolerância nas redes sociais

As redes sociais têm se tornado, cada vez mais, um ambiente de intolerância e ódio. Discussões acaloradas, ameaças e denúncias têm sido frequentes entre os seguidores. Por causa dessa infeliz realidade, é possível que o ENEM levante essa discussão junto aos estudantes. O tema faz parte da realidade da maioria dos jovens e não deve causar dificuldade para argumentar. A dica é focar em propostas de intervenção e treinamento de detalhamentos que amenizem tal situação.

5. Arte urbana

Inicialmente em São Paulo, em decorrência de o atual prefeito apagar os grafites da cidade, o assunto tornou-se pauta de discussão em todo País. Conheça a diferença entre pichação e grafite; e reflita sobre a ocupação do espaço público e a função da arte urbana nesse aspecto. Um exemplo de arte urbana era o maior mural de arte a céu aberto da América Latina que está sendo destruído.

6. Moradores de rua

Tal realidade muito presente na atualidade; e que os governantes tentam fazer uma política de higienização; na qual praticam contra os moradores de rua ao retirar cobertores, alimentos e animais de estimação dos moradores. Outra questão é a relação de alguns moradores com drogas, a precariedade de sua condição e a dificuldade para retornar ao mercado de trabalho são pontos de reflexão. Movimento bem interessante abordado na página Facebook SP Invisível e  que lançou livro que relata a história e a vivência de muitos moradores de rua.

7-Sistema carcerário brasileiro

O sistema carcerário brasileiro é um dos mais precários do mundo, tendo um dos principais problemas que é a superlotação, que gera muitas revoltas em todo o País. Vários movimentos de Direitos Humanos e pesquisadores estudam essa situação e outras questões como rebeliões, formação de facções, dificuldade de reinserção do ex-detento na sociedade e no mercado de trabalho, violência policial, etc. Para instigar a reflexão, vale a pena assistir o clássico filme “Carandiru”, baseado na obra do médico Dráuzio Varela. Acompanhe o noticiário e veja a realidade das prisões e a recente revolta de Alcaçuz e a carnificina que aconteceu por lá.

8- Sistema previdenciário brasileiro

A previdência social brasileira poderá passar por reformulações neste ano de 2017. Será importante o candidato se manter informado a respeito; pois ela poderá aparecer na proposta de redação de forma direta ou indireta, como por exemplo, sobre a qualidade de vida na terceira idade ou o papel dos idosos na economia brasileira.

9- Educação básica no Brasil

A proposta referente ao Novo Ensino Médio, tão discutida e tão polêmica no final de 2016; cujas mudanças poderão trazer benefícios ou malefícios para a formação dos jovens brasileiros. A proposta, que foi aprovada pelo senado e sancionada pelo Presidente da República divide o Ensino Médio em áreas, de acordo com o Enem. Será importante pesquisar sobre isso e também treinar propostas de intervenção pensando em alternativas para a educação no Brasil, por exemplo, melhor formação, valorização e comprometimento dos professores, mais tecnologia em sala de aula e melhor participação dos estudantes.

10. Estética e saúde

O excesso de valorização do corpo humano é, muitas vezes, evidenciada pela mídia e pelos padrões estéticos da sociedade. Tal comportamento poderá causar alguns distúrbios e doenças; tanto físicas quanto psicológicas para as pessoas, o que é comum principalmente entre os jovens; tais como anorexia e bulimia e a crescente popularização de cirurgias plásticas. Mas em outro viés, a preocupação estética poderá motivar a prática de exercícios físicos e a boa alimentação que contribuirão para melhora da saúde do indivíduo. Leia mais a respeito e melhores seus argumentos.

11- Sustentabilidade das corporações e preocupação ambiental

As empresas deverão ter responsabilidade social e ambiental. Mas muitas vezes, elas são as maiores poluidoras do meio ambiente, tanto pelo seu próprio processo industrial quanto em alguma catástrofe, acidente ou negligência dos governantes. Exemplo mais recente foi a devastação da cidade de Mariana em Minas Gerais pela corporação SAMARCO. Esse assunto muito discutido na sociedade; ainda continua em pauta até hoje; o que o tornará a probabilidade ser um dos temas de redação para o próximo exame nacional. Leia a respeito e melhores seus argumentos.

12- Conceito de família no século XXI

Este tema está muito em voga, por causa das diferentes estruturas familiares da atualidade. Leia a respeito de uniões homo-afetivas, adoção de crianças por casais homossexuais e amplie suas ideias e vocabulário para o tema que ainda gera muita discussão e preconceito no Brasil. Respeitar as diferenças é fundamental.

13- Descriminalização das drogas

Outro tema bastante polêmico na política brasileira é a possibilidade de descriminalizar a maconha para uso medicinal e recreativo. Tal assunto é polêmico e envolve argumentos sobre saúde dos indivíduos e tráfico de drogas, por exemplo. A Lei Antidrogas está em discussão no Supremo Tribunal Federal. Leia e pesquise mais o  assunto e veja também a diferença entre descriminar e discriminar.

14- Justiça com as próprias mãos

O descontamento, descrença na política e na justiça brasileira têm ocasionado diversos linchamentos recorrentes nos últimos anos. Muitos dos casos são ligados a racismo, homofobia e às vezes à crença religiosa. Infelizmente o brasileiro tem tentado fazer justiça com as próprias mãos e  mostra um descontentamento da população com a justiça brasileira; ao mesmo tempo, o aumento da intolerância e ódio a determinados grupos da sociedade. Aproveite  ler mais a respeito desse temas; aproveite para estudar os filósofos contratualistas como Hobbes e Locke; além de refletir o linchamento como uma quebra do contrato social.

15. Manifestações populares que ganharam as redes sociais e as ruas

O espaço público brasileiro tem sido cada vez mais ocupado com manifestações tanto políticas quanto ligadas a assuntos específicos, como o valor do transporte público que deu início às manifestações de junho de 2013, iniciadas na cidade de São Paulo e difundidas por todo o Brasil. Tal iniciativa gerou várias outras manifestações em todo o Brasil, seja pelo impeachment da ex-presidente Dilma Roussef; ou pela corrupção arraigada em alguns políticos brasileiros. Leia mais sobre o assunto, pois essas manifestações estão muito presentes na realidade atual do País e parecem que continuarão.

16- Democratização da tecnologia

A tecnologia é meio mais rápido de informação mundial e tem democratizado os meios de comunicação, de entretenimento e educação no Brasil. Exemplos disso são as empresas WhatsApp, Netflix e plataformas online de educação utilizados, que têm difundindo informação e conhecimento para muitas pessoas. Ao mesmo tempo as redes sociais têm sido uma forma de expressar o racismo, a homofobia e a intolerância religiosa. Essa mudança de comportamento dos usuários de internet que buscam, cada vez, conhecimento online pode ser benéfica ou maléfica. Leia mais a respeito para enriquecer seus argumentos.

Acima estão elencados possível temas de redação para o Enem 2017. Uma dica importante para o candidato será a leitura de bons textos, jornais e revistas; pois o contato com língua culta e informações serão fundamentais para a construção de uma boa argumentação.

O Enem é a prova que garante acesso ao ensino superior brasileiro e passará por alteração em 2017. Mas o candidato deverá se organizar e começar seus estudos com antecedência para não ficar estressado na última hora. Organize-se revendo conteúdos, resolvendo provas antigas e cronometrando seu tempo para a prova.

Em 2017 as mudanças serão sutis. Para 2018 elas serão maiores após a consulta pública realizada pelo MEC; que solicita a opinião da população a respeito da organização e aplicação da prova nacional.

Dicas de Estudos para Vestibulares e Enem:

Dicas de Estudo para Biologia;

Dicas de Estudo para Física;

Dicas de Estudo para Química;

Dicas de Estudo para Matemática;

Como se dar bem na Redação do Enem

Dicas para a Redação do Enem: clareza

Dicas para a Redação do Enem: coesão

Dicas para a Redação do Enem: concisão

Importância da correção gramatical

Importância da formalidade e uniformidade

Acesse Provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos e garantir uma boa nota no Exame.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply