Os referidos candidatos não puderam fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro; porque estavam inscritos em 405 escolas de 21 estados mais o Distrito Federal; que foram ocupadas por estudantes que protestavam contra a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio.
Em conformidade com a decisão do MEC; as escolas que seriam locais de prova do Enem e que não foram desocupadas até o dia 31 de outubro, foram excluídas da realização do Exame Nacional.
O Inep terá que renegociar com todos os fornecedores o quanto cada um cobrará para refazer parte do serviço de organização do novo Exame. O prejuízo inicialmente será bancado pelos cofres públicos. O valor estimado até agora é de R$ 15 milhões, conforme informação do órgão responsável pelo Enem.
Saiba como é a correção da Prova do Enem
A correção da prova do Enem é baseada no modelo de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, que garante equivalência à prova aplicada nos dias 5 e 6 de novembro. Isso quer dizer que a prova de dezembro terá a mesma dificuldade da aplicada no mês de novembro; garantindo que os candidatos tenham as mesmas chances.
Na prova que se baseia nesta Teoria, as perguntas divididas previamente em diferentes graus de dificuldades permitem um cálculo estatístico e de outras teorias matemáticas aplicadas; para que os avaliadores analisem de maneira mais profunda as respostas dos alunos; ainda que seja em testes de múltipla escolha.
Se o candidato errou muitas perguntas consideradas fáceis e acertou muitas difíceis, a metodologia indica que houve chute, fazendo a média do candidato cair. Dessa forma, a nota final passa a depender não só do número de acertos, mas também da dificuldade de cada questão acertada ou errada ao longo da resolução da prova nacional.
Resultado do Enem 2016
O resultado do Enem Enem 2016 será divulgado no dia 19 de janeiro de 2017, conforme informação divulgada pelo Inep. Após a divulgação dos resultados os candidatos poderão ser inscrever junto ao Sisu edição 2017, para as diversas universidades públicas brasileiras.
Sisu 2017
Acesse informações relativas ao Sisu 2017 e veja as Instituições mais procuradas pela Seleção edição 2016.
Vestibulares ingresso 2017
Acesse aqui e veja outros vestibulares que estão disponíveis para ingresso nas diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Dicas para estudos Enem:
-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos;
-Analise os temas de redações que caíram em outras edições do Enem;
-Dicas para redação nota 1000 no Enem.