Enem será reformulado através de consulta pública

5 de dezembro de 2016

Enem será reformulado através de consulta pública; de acordo com informações do Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Enem será reformulado através de consulta pública

A proposta de acordo com Mendonça Filho será abrir, em janeiro de 2017; uma consulta pública para implementar mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a entrevista coletiva realizada na noite deste domingo, 4 de dezembro; o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o objetivo é “que todos que queiram colaborar para o aprimoramento do Enem possam fazê-lo”.

O ministro Mendonça Filho afirmou ainda, que não existe um modelo pronto sobre as questões a serem abertas na consulta pública; e que até o final do ano o Inep deverá elaborar a abordagem que será feita.

“Nós não temos ainda um quadro de perguntas que podem ser feitas e que podem nortear o caminho a ser discutido. A gente quer usar o mês de dezembro para elaborar o termo de referência. A temática não pode ser tão abrangente que termine difícil de você coletar o melhor tipo de opinião daqueles que participam do Enem”; disse Mendonça Filho.

A proposta da consulta pública é que a sociedade possa demonstrar suas opiniões e aprimorar a qualidade do Exame Nacional que envolve milhões de jovens anualmente.

Formato do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem

Conforme informações do MEC, Desde 2009, o Enem é realizado em dois dias (em um final de semana). No primeiro dia, a prova tem quatro horas e meia de duração. No segundo, são cinco horas e meia, totalizando dez horas.

Formato do Enem atualmente

Ainda conforme o MEC, o Enem é composto por cinco provas diferentes que abordam conteúdos dos três anos do ensino médio. Quatro delas são objetivas, ou seja, têm questões de múltipla escolha. São provas de ciências humanas e ciências da natureza (aplicadas sempre no primeiro dia do Enem) e de linguagens e matemática (aplicadas no segundo dia). Cada uma delas tem 45 questões, totalizando 180 questões objetivas.

Na prova de ciências humanas são abordados temas das disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Em ciências da natureza aparecem questões sobre biologia, química e física. A prova de linguagens tem matérias de língua portuguesa, língua estrangeira (ou inglês, ou espanhol), artes e educação física. Na prova de matemática, o Enem pede 45 questões sobre conteúdos da matéria.

A quinta prova é a redação dissertativa-argumentativa; na qual os candidatos são avaliados de acordo com cinco competências diferentes, e podem ter nota entre zero e mil, conforme edital do Exame.

Metodologia utilizada no Enem atual

De acordo com o MEC, as questões objetivas do Enem são elaboradas e corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Por meio dessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que erre todas as questões não acaba com a nota zero (ou, no caso do Enem, a pontuação mínima, que é 200 pontos).

Isso acontece porque a nota não retrata o desempenho individual do candidato, mas a posição que ele ocupou na escala de proficiência onde todos os milhões de outros candidatos também são incluídos.

Frequência do Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem acontece uma vez por ano, sempre ao final do segundo semestre, justamente para poder cobrar dos estudantes todo o conteúdo ensinado na totalidade dos três anos do ensino médio.

Utilização do Enem atual

De acordo com o MEC, a principal utilização do Enem é o acesso à universidade, principalmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Atualmente o Enem também tem outras utilidades, como, por exemplo, a certificação de conclusão do ensino médio. No caso do Fies e da certificação, o processo não é seletivo, ou seja, o requisito é que o estudante atinja uma nota mínima em cada uma das cinco provas.

Sisu 2017 – Notas de Corte da última edição da Seleção

O prazo para inscrições junto Sisu será liberado após a divulgação do resultado do Enem. Aproveite para verificar:

-As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, para o Curso de Direito e Engenharia. Aproveite para verificar as notas de corte para o Prouni e Notas de Corte do Fies Medicina.

No Comments

Leave a Reply