Conforme esclarecimentos da própria assessoria de comunicação social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização/aplicação das provas, serão disponibilizadas salas adaptadas para tais candidatos.
Solicitação de atendimento especializado
A solicitação para tal atendimento especializado, bem como a inserção de laudo comprobatório que a motivou, deverão ser realizados no ato da inscrição no Enem 2017, que será aberta no período de 8 e 19 de maio. Veja o passo a passo para realizar sua inscrição.
Segundo determinado pelo Edital do exame, o resultado da análise do laudo com o deferimento ou não do pedido deverá ser consultado na página do participante, no sistema do Inep.
Ainda conforme edital, em caso de indeferimento, o instituto informará o candidato e abrirá possibilidade de envio de um novo documento. O participante, por sua vez, terá três dias para inclusão de um novo documento (recurso) para análise.
Tempo Adicional Para Realização das Provas
Além do vídeo da prova em Libras para candidatos surdos, o atendimento especializado também trará outra mudança.
A partir de 2017 o tempo adicional, recurso exclusivo de participantes deficientes ou com outra condição especial; não poderá mais ser solicitado na hora da prova, somente no ato do preenchimento do formulário de inscrição online.
Nesta opção o candidato que tiver a solicitação indeferida por duas vezes terá seu pedido de tempo adicional retirado.
Cartão de Inscrição Enem 2017
O MEC divulgará o período em que o cartão de confirmação da inscrição estará disponível on line, pois ele não é mais enviado para o candidato.
Ele não é obrigatório para realização das provas, mas será fundamental o candidato conferi-lo para evitar transtornos nos dias 5 2 12 de novembro de 2017.
Outras informações importantes relativas ao Enem
-Pedido de Atendimento Especializado (grávidas, portadores de necessidades especiais, mães amamentando, etc.): Informação no momento da inscrição;
-Isenção da taxa de inscrição: Está mantida para os concluintes do 3º ano do Ensino Médio nas Escolas Públicas. Para as demais isenções o MEC vai cruzar os dados de cadastro social do NIS (Número de Identificação Social) para confirmar a condição socioeconômica do candidato. A isenção valerá também para quem estiver no CadÚnico do Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária. Antes, era por ‘autodeclaração;
-Ausências de quem for isento da taxa – Quem faltar em 2017, terá que pagar em 2018, salvo se apresentar atestado médico ou uma outra comprovação que justifique sua ausência;
-Resultado Enem por Escolas – Não será divulgado, pois o objetivo do Enem não é o ranqueamento das escolas da edução básica;
-Validade do Enem para os processos seletivos do Sisu, do Prouni e do Fies – A nota do Enem valerás para os programas federais Sisu, Fies e Prouni.
-Treineiros – Não há restrição para os treineiros, desde que eles marquem a opção no momento da realização de sua inscrição.
Dicas Enem 2017
-Acesse o que é cobrado no Enem?
-Veja também as universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso.
–Estrutura da Redação do Enem
–Notas de Corte por área de conhecimento
–Como a redação do Enem é corrigida
–Como se dar bem na Redação do Enem
–Dicas para a Redação do Enem: clareza
–Dicas para a Redação do Enem: coesão
–Dicas para a Redação do Enem: concisão
–Importância da correção gramatical
–Importância da formalidade e uniformidade
Acesse Provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos e garantir uma boa nota no Exame.