Notas do Enem: Servem para quê
Fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é mais do que ingressar em curso superior, oferecido nas diversas Instituições públicas e privadas do País.
O exame nacional possibilita a entrada em vários outros programas do Ministério da Educação, tais como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); Sistema de Seleção Unificada (Sisu); Programa Universidade para Todos (ProUni) e para o Ciência Sem Fronteiras.
Sisu edição 2018
A nota do Enem possibilita, por exemplo, o acesso às mais de 60 instituições públicas de ensino superior no país, por meio do Sisu; que é um sistema gerenciado pelo MEC.
Pelo Sisu, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem; que será classificado de acordo com a melhor nota obtida nas provas.
Inscrições Sisu 2018
As inscrições do Sisu serão liberadas assim que o resultado do Enem for publicado e serão realizadas pelo site do Ministério da Educação, ícone Sisu.
As Instituições assinarão o termo de adesão e divulgarão as vagas que serão destinadas para o Sistema de Seleção Unificada. No referido termo de adesão, estarão especificadas as vagas, notas e modalidades de vagas em cada Instituição de Ensino.
Prouni 2018- Programa Universidade para Todos
As notas do Enem permitirão também ao estudante optar por uma bolsa de estudo em uma instituição particular, por meio do ProUni.
O objetivo do Programa Universidade para todos é conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior; em cursos de graduação e sequenciais de formação específica; a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
As Instituições conveniadas com o Programa deverão ter uma avaliação positiva no Sinaes, que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Ciência sem Fronteira
De acordo com o MEC, para conseguir uma bolsa no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras; o estudante deverá estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas contemplados pelo programa; além de obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, entre outros critérios.
Fies 2018
Outra utilização das notas do Enem é que o estudante pode ingressar no ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar, é preciso que os estudantes que concluíram o ensino médio; a partir do ano letivo de 2010, tenham feito o Enem daquele ano ou posterior; e que não tenham zerado na prova de redação. Mas professores da rede pública de ensino estão isentos da exigência do exame. O Fies 2018 terá várias alterações e possibilitará três modalidades a partir do próximo ano.
Modalidades Fies 2018
O Novo Fies gerará 310 mil vagas e será composto por três modalidades, de acordo com o MEC.
-Na primeira, serão oferecidas 100 mil vagas a juro real zero para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Os recursos deste financiamento serão provenientes da União.
-As modalidades dois e três estão destinadas a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. Essas duas modalidades terão como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais; no caso da modalidade dois, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na modalidade três.
Pronatec
O candidato que optar pelo ensino técnico, poderá utilizar as notas do Enem pelo Pronatec. Para se inscrever nas diversas opções de cursos técnicos oferecidos, é preciso se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
A oportunidade é direcionada para quem já concluiu o ensino médio e realizou o Enem, a partir de 2010, e obteve nota acima de zero na prova de redação.
Informações Sisu
–Notas de corte por área de conhecimento;
-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;
–Acesse as notas de corte Medicina Sisu 2017-1
–Consulte as notas de corte Medicina Sisu 2017-2