Conheça a Vídeo-prova
A vídeo-prova traduzida em libras do estudo possuirá 60 questões de edições anteriores do Enem, com diferentes níveis de dificuldade.
As questões foram divididas em duas provas e aplicadas em grupos de estudantes surdos ou com deficiência auditiva que aceitaram participar da pesquisa como voluntários.
O material está disponível para quem quiser conhecer como é um teste nesse formato. A diferença é que na video-prova do estudo as respostas podem ser marcadas no próprio computador; enquanto no Enem elas deverão ser repassadas para o cartão-resposta impresso, como fazem todos os participantes.
As pessoas surdas ou com deficiência auditiva que escolherem a nova modalidade de aplicação receberão as questões apresentadas em libras por meio de um vídeo e terão acesso, ainda; ao caderno de questões impresso com os itens correspondentes apresentados no material especial. A video-prova será aplicada para até 20 pessoas por sala.
Enem e a inclusão
Será a primeira vez que uma vídeo-prova traduzida em libras será aplicada em escala nacional e oferecida individualmente. Também pela primeira vez, muitas pessoas surdas ou com deficiência auditiva poderão fazer um exame diferenciado. Por esse motivo, o Inep considera de caráter experimental a primeira aplicação do teste.
O novo recurso faz parte de uma política de inclusão do Inep adotada em sua atual gestão; focada em desenvolver iniciativas que permitirão avançar futuramente na oferta de outros recursos, fazendo valer o direito equânime de todos. Esse direito vale, em especial, na aplicação das avaliações e exames.
Até 2016, os participantes dos exames e avaliações do Inep, como o Enem, podiam optar pelos auxílios de tradutor-intérprete de libras e de leitura labial, que continuam disponíveis. Quem fizer a primeira opção terá o auxílio de profissional capacitado para tradução das orientações gerais; e para esclarecer dúvidas específicas de compreensão da língua portuguesa escrita, sem uma tradução integral da prova. O participante fará as provas em salas com até seis pessoas e com dois tradutores – mesmo caso de quem escolher o recurso de leitura labial.
Inscrição para atendimento especializado
A escolha por um dos três recursos deverá ser feita no ato da inscrição, que terminará nesta sexta-feira, 19 de maio. Será preciso anexar laudo médico que comprove a deficiência auditiva ou surdez. Tal participante terá direito a uma hora adicional para realização da prova, desde que solicite esse benefício no ato da inscrição. Veja aqui um modelo de videoprova traduzida em libras.
Dicas para Inscrição Enem 2017
O candidato deverá ainda ter em mãos o CPF e RG para iniciar sua inscrição; porque cada tela do sistema fica ativa por até dois minutos. Após esse período se não houver qualquer ação, o sistema avisará ao participante que o sistema se tornará inativo nos próximos segundos. Veja mais detalhes para realizar sua inscrição.
As inscrições poderão ser feitas até 23h59 do dia 19 de maio, exclusivamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. O boleto deverá ser pago até o dia 24 de maio.
Dicas de Estudo Enem e Vestibulares:
–Dicas de Estudo para Biologia;
–Dicas de Estudo para Física;
–Dicas de Estudo para Química;
–Dicas de Estudo para Matemática;
-Dicas Ciências da Natureza;
-Dicas Barragem de Mariana;
–Acesse dicas de Redação para treinar sua escrita e argumentos.