Enem 2017 portaria que regulamenta a prova nacional

4 de abril de 2017

Enem 2017 portaria que regulamenta a prova nacional; que envolve milhares de estudantes em busca de uma vaga nas universidade públicas brasileiras.

Enem 2017 portaria que regulamenta a prova nacional

A portaria foi publicada hoje, 4 de abril de 2017, possui informações importantes para os candidatos que farão o exame nacional em 2017.

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, instituído pela Portaria no 438, de 28 de maio de 1998; e novamente instituído pela Portaria no 807, de 18 de junho de 2010, observará, em sua realização, a partir deste exercício:

-Aferir se aqueles que dele participam demonstram, ao final do ensino médio, individualmente; domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna; e se detêm conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

As notas do Enem servirão para:

-Continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho;

-Criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio;

-Acesso a educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior ou de iniciativa particular;

-Acesso ao Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni);

-Acesso ao ensino superior nas universidades portuguesas.

Inscrição Enem 2017

-A inscrição no ENEM é voluntária; podendo dele participar qualquer interessado que preencha os requisitos dispostos em edital.

-Para a inscrição, os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição; cujo valor será fixado anualmente pelo INEP, destinada ao custeio dos serviços pertinentes à elaboração e aplicação das provas, bem como ao processamento de seus resultados.

Edital Enem 2017

O Edital Enem 2017 será publicado no dia 10 de abril e as inscrições acontecerão no período de 8 a 19 de maio, no site do MEC.

-Serão isentos do pagamento da taxa de inscrição:

I – os concluintes do ensino médio, em qualquer modalidade de ensino; matriculados em instituições públicas de ensino declaradas ao censo escolar da educação básica;

II – aqueles que se enquadrarem no disposto nos incisos I e II do parágrafo único do art. 1o da Lei no 12.799; de 10 de abril de 2013, obedecidos os requisitos complementares estabelecidos no edital do Exame;

III – os que se declararem membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007.

§ 1o O participante que se enquadrar nas situações de isenção previstas nos incisos II e III do caput deste artigo e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para a próxima edição do ENEM; salvo se justificar a sua ausência por meio de atestado médico ou outro documento oficial que comprove a impossibilidade do seu comparecimento.

§ 2o O Ministério da Educação custeará a diferença entre o valor arrecadado; com o pagamento das taxas de inscrição e aquele efetivamente despendido pelo INEP com a realização anual do ENEM.

-A aplicação do ENEM levará em consideração as questões de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, assim como as políticas de educação nas unidades prisionais.

Resultados Enem 2017

-O INEP estruturará um banco de dados e emitirá relatórios com os resultados individuais do ENEM; que poderão ser disponibilizados aos órgãos integrantes da estrutura do Ministério da Educação, para uso dos Programas Governamentais e a pesquisadores, resguardado o sigilo individual.

-As informações pessoais, educacionais, socioeconômicas e os resultados individuais do ENEM; somente poderão ser divulgados mediante a autorização expressa do participante.

– As informações pessoais, educacionais, socioeconômicas e os resultados individuais do ENEM; somente poderão ser divulgados mediante a autorização expressa do participante.

Certificação do Ensino Médio

O Enem deixará de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.

Segurança

Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.

Data Enem 2017

A partir desta edição, o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos que serão 5 e 12 de novembro; sendo a redação no primeiro dia de realização das provas, conforme dados da consulta pública.

Dicas de Estudo Enem e Vestibulares:

–Dicas de Estudo para Biologia;

–Dicas de Estudo para Física;

–Dicas de Estudo para Química;

–Dicas de Estudo para Matemática;

-Dicas Ciências da Natureza;

-Dicas Barragem de Mariana;

-Acesse o que é cobrado no Enem;

-Como é a correção da Redação do Enem?

-Acesse possíveis temas da redação do Enem;

Acesse provas de outras edições do Enem;

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis em várias universidades, centros universitários e faculdades brasileiros.

No Comments

Leave a Reply