De acordo com o MEC, o Enem 2017 usará quatro critérios para conceder isenção na taxa de inscrição:
1-Estudante da rede pública (no terceiro ano do ensino médio): Conforme informações do MEC, haverá a concessão automática da isenção para os concluintes do ensino médio de escolas públicas. Ao informar seus dados, o candidato matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública; declarada ao Censo Escolar da Educação Básica, terá direito ao benefício.
2-Candidato que se encaixa na Lei 12.799/2013: Lei que obriga às instituições federais de ensino superior a concederem isenção de pagamento de taxas de inscrição em vestibulares; a todas as pessoas que cumpram dois requisitos:
-O primeiro deles é ser de família com renda per capita de até um e meio salário mínimo;
-O segundo requisito é ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio; ou ter estudado com bolsa integral em uma escola particular durante o ensino médio.
3-Candidato com inscrição no CadÚnico: O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um sistema do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) de identificação das famílias brasileiras de baixa renda; que centraliza a informação das pessoas beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família. De acordo com o MEC, na edição de 2017; todo os candidatos que estão inscritos no CadÚnico terão que inserir seu Número de Identificação Social (NIS) no sistema de inscrição do Enem.
NIS
O NIS é o equivalente ao número do Programa de Integração Social (PIS) para beneficiários de programas sociais; e pode ser consultado em agências da Caixa Econômica Federal. Com o NIS, o sistema fará o cruzamento de dados e comprovará a situação socioeconômica da família.
Neste caso, é considerado apto a receber a isenção; o candidato de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo; ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
4-Candidato de baixa renda sem inscrição no CadÚnico: Até a última edição, o MEC não exigia a comprovação de inscrição no CadÚnico para conceder a isenção da taxa do Enem. Para solicitar o benefício; o estudante de baixa renda precisava declarar e comprovar sua situação socioeconômica no ato da inscrição. Nesta edição de 2017, a presença no CadÚnico não é requisito obrigatório.
O MEC declarou ainda que, “em situação excepcional, o participante poderá declarar que atende às condições do decreto e da lei que permitem a gratuidade”, como ocorria no ano passado. O decreto em questão é o de nº 6.135, de 26 de junho de 2007, que caracteriza, como baixa renda, a família com renda per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Inscrição Enem 2017
Inscrições Enem 2017, estarão disponíveis de 8 a 19 de maio, neste link, momento que o candidato deverá prestar atenção para realização do procedimento.
As principais mudanças do Enem:
-No primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova;
-Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas;
-Passarão a ser isentos da taxa de inscrição também aqueles que tiverem cadastro no CadÚnico (que reúne famílias de baixa renda);
-Não serão divulgados dados do Enem por escola, para evitar ranqueamento;
-Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada;
-Enem não valerá para certificar o ensino médio;
-Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deverá ser solicitada no momento inscrição;
-De acordo com o MEC, os estudantes recusaram, em consulta pública, a possibilidade de fazer a prova no computador.
Dicas de Preparação para o Enem
Dicas para Redação Enem:
Acesse redações nota 1000 no Enem;
Veja a Estrutura da Redação do Enem;
-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos;
-Analise os temas de redações que caíram em outras edições do Enem;
-Dicas para redação nota 1000 no Enem;
-Acesse possíveis temas de redação que poderão ser cobrados na próxima edição do Enem;
-Acesse ainda as competências que são avaliadas na Redação do Enem;
–Como se dar bem na Redação do Enem;
–Dicas para a Redação do Enem: clareza;
–Dicas para a Redação do Enem: coesão;
–Dicas para a Redação do Enem: concisão;
–Importância da correção gramatical;
–Importância da formalidade e uniformidade;
–Outras dicas de Redação nota 1000.
Dicas de Estudos Enem e Vestibulares:
–Dicas para prova de Ciências Humanas
–Dicas para prova de Ciências da Natureza
–Desastre Ambiental da Barragem de Mariana
–Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana
–Dicas de Química para a prova do Enem
–Dicas de matemática para a prova do Enem
–Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem
-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos.