Enem 2017: Atendimento específico deverá ser comprovado

Enem 2017: Atendimento específico deverá ser comprovado, pois os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que precisarem de atendimento específico deverão informar a necessidade no ato de sua inscrição.

Enem 2017: Atendimento específico deverá ser comprovado

A comprovação terá que ser feita por meio de laudo médico, anexado ao sistema de inscrição nos formatos .pdf, .jpeg ou .png.  O número do CID – sistema de classificação das doenças – também deverá ser comunicado.

O atendimento especial é concedido aos candidatos que comprovarem autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, intelectual ou mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular. A partir deste ano, também entram na lista outras enfermidades; por exemplo, participantes diabéticos que usam bomba de insulina. Gestantes, lactantes e idosos também têm direito a atendimento específico.

No casos dos estudantes que necessitem realizar as provas nas dependências do hospital, é necessário apresentar a autorização hospitalar.

Candidatos Surdos

Nesta edição, um novo recurso vai auxiliar participantes com surdez e deficiência auditiva: a prova em vídeo libras, ofertada em caráter experimental. Estes candidatos poderão selecionar apenas um tipo de recurso. Contudo, o sistema tradicional também será mantido.

Atualmente, o Inep coloca à disposição guia-intérprete, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial, prova ampliada, prova em Braille, prova super ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e diversos outros mecanismos para promover a acessibilidade.

Transexuais de Travestis

Transexuais e travestis poderão solicitar o tratamento pelo nome social. Esses participantes deverão fazer a inscrição com o nome civil. Só depois, entre 29 de maio e 4 de junho, poderão solicitar, pela página do participante, o tratamento por nome social.

Dicas para Inscrição Enem 2017

O candidato deverá ainda ter em mãos o CPF e RG para iniciar sua inscrição; porque cada tela do sistema fica ativa por até dois minutos. Após esse período se não houver qualquer ação, o sistema avisará ao participante que o sistema se tornará inativo nos próximos segundos. Veja mais detalhes para realizar sua inscrição.

As inscrições poderão ser feitas até 23h59 do dia 19 de maio, exclusivamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. O boleto deverá ser pago até o dia 24 de maio.

Cronograma Enem 2017

Participantes com isenção da inscrição Enem 2017

Automática:

Concluinte do Ensino Médio no ano letivo de 2017 matriculado na rede pública de ensino

Com Declaração

-Membro de família de baixa renda que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica (Decreto 6.135/2007) e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

-Membro de família com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursou todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada (Lei 12.799/2013).

Até 19 de maio o candidato poderá:

-Atualizar dados de contato;

-Trocar o município de provas;

-Mudar a opção de língua estrangeira;

-Alterar atendimento especializado e/ou específico.

Recuperação de Senha Enem

Se o candidato esquecer sua senha, é possível recuperá-la informando o seu CPF e data de nascimento na Página do Participante. Uma senha será encaminhada para o e-mail ou celular, via SMS, que você informou na inscrição. Siga os passos indicados. Veja mais detalhes para recuperar a senha do Enem.

Dicas de treino para redação:

Aproveite para treinar elaborando textos que envolvam temas mais atuais. Analise algumas propostas abaixo e treine seus argumentos, pois a leitura será sua melhor aliada para elaborar um bom texto:

-Proposta: O brasileiro tem razões para sofrer complexo de vira-lata?;

-Proposta: Trabalho no Brasil;

-Proposta: Aplicativos de celular atrapalham a relação pais e filhos?

-Proposta: Conhecimento através das Tecnologias;

-Proposta: Parto Anônimo;

-Proposta: Manipulação Genética Humana;

-Proposta: Terceirização do Trabalho;

-Proposta: Médicos e Indústria Farmacêutica;

-Proposta: Publicação de Fotos na Internet;

-Proposta: Injustiças Sociais;

-Proposta: Legalização da maconha;

-Proposta: Maioridade Penal;

-Proposta: Violência contra a mulher;

-Proposta: Diversidade de Gênero;

-Proposta: Visibilidade das campanhas publicitárias;

-Proposta: Leitura como redução de pena;

Proposta: Homofobia.

Acesse a relação dos refugiados da Síria com os tumbeiros da escravatura.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

 

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.