No Acre, os portões fecham às 10h. Já nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima os candidatos só poderão entrar no local da prova até às 11h.
Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins fecharão os portões às 12h.
Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, às 13h.
Aplicação das Provas
No primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5h30 de duração. No segundo domingo, dia 12, acontecerão as provas de matemática e ciências da natureza, com 4h30 de duração. Em ambos os dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.
O que levar no dia do Enem?
É obrigatória a apresentação, pelo candidato, de documento oficial de identificação com foto. Pode ser a identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte.
Não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas. Atenção: carteira de estudante não é considerado documento oficial, assim poderá ser deixado em casa. Se o candidato perdeu o documento ou foi roubado, poderá apresentar o Boletim de Ocorrência, porém a data dele não pode ser superior a 90 dias.
Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente também consta na lista dos itens obrigatórios. É com ela que a prova será respondida.
Cartão de Inscrição
Ele não é obrigatório, mas será importante estar com ele no dia das provas. O cartão de comprovação de inscrição, que deverá ser impresso, está disponível na página do Enem. Nele consta o local de realização da prova e para acessá-lo é necessário CPF e senha cadastrada no momento da inscrição.