Encceja 2017: Provas serão realizadas no dia 19 de novembro

Encceja 2017: Provas serão realizadas no dia 19 de novembro para mais de 1,5 milhão de estudantes, que realizarão os testes referentes ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O Exame será direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada. A prova desta edição será feita por 301.583 candidatos do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. O exame abrange 564 municípios distribuídos em todos os estados.

Cartão de Confirmação da Inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, liberou o acesso ao cartão de confirmação da inscrição.

O Cartão de confirmação da Inscrição informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados. Para isso, basta o estudante fornecer o CPF e a senha cadastrada, no site do Inep.

Horário das Provas Encceja 2017

As provas do Encceja serão dois turnos. No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. Os exames – ciências naturais, história e geografia, para ensino fundamental; e ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, para ensino médio – terão início às 9h e serão encerrados às 13h.

No turno vespertino, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15. As provas começam às 15h30 e vão até as 20h30. Para candidatos do ensino fundamental, os exames desse turno são de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação.

Os candidatos do ensino médio farão provas de linguagens e códigos e suas tecnologias; redação; e matemática e suas tecnologias. Os estudantes devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

Pontuação Encceja 2017

Tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio, as provas objetivas terão, cada uma, 30 questões de múltipla escolha. A avaliação obedecerá a requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor, para ensino fundamental e ensino médio, sendo estruturada a partir de uma matriz de competências e habilidades.

Certificação Encceja 2017

Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deverá fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do ensino fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para ensino médio, é preciso obter, também, a proficiência em redação. Para isso, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

O Encceja é realizado pelo Inep, mas compete às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia definir os procedimentos complementares para certificação dos participantes ou emissão da declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.

As secretarias estaduais de educação listadas no edital do Encceja utilizarão os resultados individuais para a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Os institutos federais o farão somente para certificar a conclusão do ensino médio.

Fonte Inep

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.