Encceja edição 2017
O Encceja 2017 realizou quatro edições:
-Uma aplicada para todos os candidatos em território nacional;
-Outra para candidatos que moram em outros países;
-Duas edições aplicadas para pessoas privadas de liberdade, ou PPL (uma no Brasil e outra para pessoas presas fora do país, como no Japão).
O Encceja Nacional foi realizado no dia 19 de novembro, com provas para jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade regular. Conforme o edital, os candidatos puderam se inscrever para conseguir a certificação de conclusão ou do ensino fundamental; ou do ensino médio; ou uma emissão de declaração parcial de proficiência.
Provas Encceja 2017
Os candidatos dos dois níveis de ensino precisaram responder a quatro provas objetivas (com 30 questões de múltipla escolha por prova) e uma redação.
As provas do Encceja no Brasil e no exterior são aplicadas no mesmo dia, nos períodos da manhã e da tarde. Já o Encceja PPL acontece em dois dias consecutivos.
Pontuação para conseguir a Declaração de Proficiência
Conforme edital, para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo; 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento.
No caso da língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do ensino fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para ensino médio; é preciso obter, também, a proficiência em redação. Será necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.
Números Encceja 2017
De acordo com o Inep, o Encceja Nacional desta edição teve um total de 1.575.561 candidatos, sendo:
-301.584 deles se candidataram para tentar conseguir a certificação do ensino médio;
-1.273.977 fizeram a inscrição buscando a certificação do ensino médio.
O exame teve locais de prova em 564 municípios distribuídos em todos os estados.
De acordo com o Inep, mais da metade dos inscritos não fizeram as provas. Segundo o Inep, no dia do exame, quase 40% dos inscritos não haviam acessado o site para ver onde fariam as provas. Além disso, nos locais de prova a taxa de abstenção chegou a 59,7%.
Conforme dados do Inep, “A abstenção é similar a de outras edições do Encceja, em 2014 (52,44%), 2013 (53,96%) e 2010 (65,75%); quando o Exame certificou apenas o Ensino Fundamental”.
Ainda conforme o Inep, 21 pessoas foram eliminadas por descumprimento das regras do edital do Exame.
Dos inscritos, os homens representavam 785.184, o equivalente a 49,84%. As mulheres representavam 50,16%, ou seja, 790.377 inscritos.