Sisu, Fies e Prouni 2017 Cronograma
A nota do Enem 2016 poderá ser usada pelos candidatos para tentar vaga em universidade pública, bolsas ou financiamento em instituições particulares. Abaixo, confira o calendário divulgado pelo MEC e saiba o que você pode fazer com a sua nota:
Sisu, Sistema de Seleção Unificada
Sistema on-line que reúne vagas de graduação em universidades federais e estaduais públicas.
Os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção. As inscrições serão de 24 a 27 de janeiro.
Vagas Sisu 2017
No primeiro semestre de 2017, serão 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. De acordo como o MEC, o aumento de vagas foi de 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2016.
Prouni, Programa Universidade para Todos
É o sistema on-line que reúne vagas de bolsas de estudo em cursos de graduação em universidades particulares.
Nele os estudantes podem selecionar até duas opções de cursos; o sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada opção. As bolsas oferecidas podem ser parciais ou integrais. As inscrições serão de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.
Fies, Financiamento Estudantil
É o sistema on-line que reúne vagas de financiamento estudantil em cursos de graduação em universidades e faculdades particulares.
Nele os estudantes que já estão matriculados em cursos de instituições participantes poderão pleitear um contrato de financiamento estudantil custeado pelo governo federal. As inscrições serão de 6 a 9 de fevereiro
Consulta pública Enem
Ficará disponível no site do Inep até 10 de fevereiro de 2017 para que os interessados possam contribuir para a melhoria do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio.
Sisu edição 2017 de 24 a 27 de janeiro
As inscrições junto ao Sisu para selecionar candidatos para as diversas Instituições Federais estarão disponíveis de na página do MEC. O Sisu é um sistema gratuito e não há cobrança de taxa para realizar a inscrição junto ao sistema.
Lista de Espera Sisu
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.
Para participar da Lista de Espera do Sisu; o candidato deverá manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma do processo de seleção.