Sisu 2018

Sisu 2018: Inscrições

22 de novembro de 2017
Sisu 2018: Inscrições
5 (100%) 1 vote

Sisu 2018: Inscrições referentes ao Sistema de Seleção Unificada, que garante ingresso nas universidades e institutos federais de edução.

Sisu 2018: Inscrições

Abaixo informações relativas às inscrições e os critérios para realização delas:

-Poderá se inscrever o estudante que participou da edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação.

-O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deverá incluí-las em ordem de preferência.

As inscrições serão realizadas na página do MEC, após a divulgação do Resultado do Enem, que está previsto para 19 de janeiro de 2018. O órgão costuma antecipar a disponibilização das notas.

Sisu

O Sisu ocorre em duas edições em cada ano. O MEC determina o período para as inscrições durante o qual o candidato poderá:

– Inscrever-se em até dois cursos ofertados pelas universidades participantes (primeira e segunda opção);

– Alterar suas opções quantas vezes quiser durante o prazo de inscrições no sistema.

Ao final da etapa de inscrições, o Sisu convocará os candidatos que tiverem melhor classificação em cada curso, por modalidade de concorrência, conforme a nota do Enem 2017.

Caso a nota do candidato permita convocação nas duas opções de vaga, ele será selecionado para a sua primeira opção.

Nota de corte Sisu

Conforme informações do Mec, ao longo do prazo de inscrições; o Sisu calculará a nota de corte para cada curso uma vez ao dia.

O cálculo toma como base o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte válida será aquela registrada no último dia de inscrições. Até o fechamento delas, o candidato poderá optar por mudar de cursos ou universidades.

Modalidades de concorrência Sisu

O candidato poderá escolher se concorre às vagas de “ampla concorrência”, às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012); ou às vagas destinadas para as demais políticas afirmativas de cada instituição. Acesse as principais modalidades de concorrência e vagas.

Percentual da reserva de vagas Lei de Cotas

De acordo com o MEC, todas as universidades que participam do Sisu reservaram, pelo menos, 37,5% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.

Nota mínima Enem Sisu

Há duas formas, primeiro, será vetada a participação de candidatos que tenham zerado a redação. Em segundo lugar, o MEC esclarece que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesses casos, o próprio sistema alertará o candidato durante o processo de inscrição.

Termo de Adesão Sisu

As  notas mínimas para os cursos de graduação são especificadas em cada termo de adesão publicado pela Instituições de Ensino. Elas informam ainda no documento o turno, vagas e pesos das notas do Enem.

Consulte outras informações Sisu

Notas de corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Acesse as notas de corte Medicina Sisu 2017-1

Consulte as notas de corte Medicina Sisu 2017-2

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply