SiSU 2017

Sisu 2017 abertura das inscrições

24 de janeiro de 2017
Avalie esta postagem

Sisu 2017 abertura das inscrições pelo Ministério da Educação para seleção de milhares de jovens paras as vagas nas Instituições públicas de ensino brasileiras.

Sisu 2017 abertura das inscrições

Esta edição permanecerá com inscrições abertas de hoje, 24 de janeiro até o final da sexta-feira (27) e oferece 238.397 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior, entre universidades federais, estaduais e institutos federais.

Como participar e se inscrever?

Conforme edital do Sisu, para participar da seleção o candidato deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) e conquistado nota superior a zero na prova de redação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do processo seletivo do sistema (sisu.mec.gov.br), conforme os passos abaixo:

1-Clique em “fazer inscrição” e faça o login inserindo o CPF, a senha cadastrada no Enem 2016 e os caracteres da imagem nos campos em branco;

2-Após entrar no sistema, pesquise pela vaga de seu interesse por instituição, curso ou município;

3-Escolha a modalidade de disputa, entre cotas e ampla concorrência, e então confirme a inscrição;

4-Repita o processo para se inscrever na sua segunda opção de curso.

Vale lembrar que algumas instituições definem notas mínimas nas provas do Enem para inscrição em seus cursos. Caso o desempenho do candidato seja insuficiente para uma determinada opção, o sistema irá informar.

Importante compreender que cada universidade/instituto federal atribui pesos diferentes para as notas do exame em cada opção de curso, motivo pelo qual o desempenho de um candidato varia conforme a inscrição feita, mesmo com as notas sendo as mesmas.

Notas de Corte e Classificação Parcial

Todas as madrugadas durante o período das inscrições, normalmente entre 0h e 1h, o sistema atualizará as notas de corte de todas as opções de curso – menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados – e também a classificação parcial nas suas duas inscrições referentes ao dia anterior. Tais informações poderão ser usadas como referência para que o você decida continuar ou não inscrito num determinado curso.

Alteração das Opções de Inscrição

O candidato poderá alterar uma ou as duas opções de curso. Isso poderá ser feito quantas vezes quiser, porém somente durante o período de inscrições. Basta clicar na opção que deseja alterar e depois cancelar a inscrição, depois é só repetir os passos explicados anteriormente para se candidatar em um novo curso/instituição.

Chamada Regular, Matrícula e Lista de Espera Sisu 2017

Seguindo o calendário do processo seletivo do Sisu 2017, a lista de aprovados na chamada regular será publicada em 30 de janeiro, no próprio portal do sistema.

Os selecionados deverão efetuar suas matrículas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro, presencialmente na instituição.

O candidato que não for convocado em sua primeira opção ou em nenhuma das escolhas poderá integrar a lista de espera da seleção. A opção pela lista de espera será realizada até 10 de fevereiro, no próprio sistema. As convocações da lista começarão a partir de 16 de fevereiro.

Acesse outras datas importantes para o início de 2017

SiSU 2017: vagas nas Instituições Federais

Inscrições no SiSU 2017: de 24 a 27 de janeiro

Inscrições no ProUni 2017: de 31 de janeiro a 03 de fevereiro

Fies 2017: inscrições de 7 a 10 de fevereiro

Informações sobre o ProUni 2017

Informações sobre o Fies 2017.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply