Enem 2016

Quando saíra o resultado do Enem 2016

1 de janeiro de 2017
Avalie esta postagem

Quando sairá o Resultado do Enem 2016? Essa é uma pergunta que muitos estudantes já estão fazendo nesse início de ano. A ansiedade toma conta com a expectativa de uma boa nota no Enem 2016. Por meio da nota obtida nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2016, os estudantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2017), Programa Universidade Para Todos (ProUni 2017), além de outros programas governamentais que dependem da nota do Enem.

Por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio o candidato pode concorrer uma vaga no Ensino Superior em diferentes instituições de ensino superior em todo o país. Dessa forma, diz-se que o Enem tornou os processos seletivos mais democráticos, pois através de uma única prova é possível concorrer a vagas em diferentes instituições. Com o resultado do Enem em mãos será possível concorrer a uma vaga por meio do Sisu 2017 ou Prouni 2017. As inscrições iniciam-se em janeiro.

O resultado do Enem 2016 está previsto para ser divulgado no dia 19 de janeiro de 2017. Até então, os estudantes não tem o que fazer, pois as inscrições para o SiSU 2017 e para o ProUni 2017 só se iniciam após a divulgação das notas do Enem 2016.

Quando sairá o  resultado do  Enem 2016?

Quando sairá o
resultado do
Enem 2016?

O que fazer depois do resultado do Enem 2016?

Uma vez divulgadas as notas do Enem 2016, o candidato que alcançar uma boa pontuação poderá ingressar em universidades ou faculdades do país. Logo após a divulgação do resultado ocorrerão o Sisu e o Prouni. Pelo Sisu o candidato tem acesso ao ensino superior de universidades federais públicas de todo o país. O Prouni é usado como acesso apenas às instituições de ensino superior privadas e tem algumas regras a serem cumpridas.

Um dos pré requisitos para conseguir a bolsa de estudos pelo Prouni é ter estudo todo o ensino médio em escola público ou em escola particular como bolsista integral. Esse requisito é porque o Prouni foi criado para atender àqueles de baixa renda que têm desejo de cursar uma faculdade.

Sisutec

Um outro sistema do governo é o Sisutec, que é para ter acesso a cursos técnicos de forma gratuita e também utiliza a nota do Enem. Na realidade os programas estudantis do Governo Federal usam a nota do Enem, por isso a importância de participar do exame.

O Sisu e o Prouni também acontecem no segundo semestre, os candidatos que não conseguiram vagas no primeiro semestre poderão concorrer novamente, geralmente em meados do mês de junho de cada ano.

Fique atento ao resultado do Enem 2016, e aos cronogramas do SiSU 2017 e do ProUni 2017.

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Jéssica 10 de janeiro de 2017 at 10:52 am

    Foi muito útil este site, obrigada.

  • Reply Domingos de passos ramos Ferreira dos santos 16 de janeiro de 2017 at 11:06 pm

    Bom

  • Reply Danielle 18 de janeiro de 2017 at 12:29 pm

    Errei a data completei o ensino médio, a possibilidade de mudar?

  • Leave a Reply