Enem

Novo Enem será divulgado pelo Inep em dezembro

2 de dezembro de 2016
Avalie esta postagem

Novo Enem será divulgado pelo Inep em dezembro, cujo ministério divulgará informações relativas às  mudanças para o Exame Nacional, após a aplicação do Enem de dezembro, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2016.

Novo Enem será divulgado pelo Inep em dezembro

De acordo com informações veiculadas pelo Ministro Mendonça Filho e pela Presidente do Inep, o Enem passará por várias reformulações.

De acordo com o Inep, o Enem não foi criado para selecionar alunos para a graduação, mas para avaliar o Ensino Médio das escolas brasileiras e portanto deverá voltar às características iniciais do Exame, que é aplicado anualmente para milhares de jovens.

Abaixo as principais mudanças que já foram veiculadas:

1-Exclusão na emissão do certificado de conclusão do ensino médio, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a possibilidade na reativação do Encceja, exame próprio para esta finalidade;

2-Exclusão dos candidatos treineiros, alunos matriculados no Fundamental II e nas duas primeiras séries do Ensino Médio no ano letivo de 2017, não poderão se inscrever nas próximas edições do Enem;

3- O candidato terá limites de até três (3) pedidos na declaração de isenção e na quarta tentativa terá que pagar a taxa de inscrição (oficial); em virtude da alta percentagem de ausência dos candidatos nesta situação no Enem;

4- O Exame Nacional do Ensino Médio contará com quatro modelos de provas nas próximas edições:
a-Simulado para os candidatos ” treineiros ” em Julho/2017;
b-Enem – Sistema Universal em Outubro/2017;
c-Enem – Sistema Prisional (PPL) em Dezembro/2017;
d-Enem (curinga) em caso de adiamento por interrupção de energia elétrica, falhas nos locais de provas, ocupações ou algo que possa colocar riscos na aplicação das provas do exame.

5- O MEC estuda excluir a plataforma da Hora do ENEM e do Geekie Games nas próximas edições do exame;

6- O INEP, órgão responsável pelo Enem analisa aumentar o valor da taxa de inscrição do Enem de R$68 para R$74 na edição de 2017;

7-O INEP/MEC avalia ainda se haverá possíveis mudanças no formato das provas (pretende diminuir as questões e aplicar em um dia) e os candidatos inscritos como ” sabatistas ” poderão obter outro modelo de prova e será aplicado em uma outra data. Há um indicativo do Ministro em retirar a redação do Enem, informação que não foi confirmada.

As novas regras do Novo Enem estarão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU), após a coletiva de imprensa do ministro Mendonça Filho.

Novo Fies a partir de 2017

Há mudanças para o Fies, Edição 2017, que sofrerá mudanças para seleção de candidatos e serão informadas em breve. Veja o rombo do Fies apontado pelo Tribunal de Contas da União.

Novo Prouni a partir de 2017

Novo ProUni, o Programa Universidade para Todos também será reformulado em 2017.

Sisu 2017 e Notas de Corte referente à última edição

O prazo para inscrições junto Sisu será liberado após a divulgação do resultado do Enem. Aproveite para verificar:

-As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, para o Curso de Direito e Engenharia. Aproveite para verificar as notas de corte para o Prouni e Notas de Corte do Fies Medicina.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply