Enem 2017

Enem já recebeu mais de 5 milhões de inscrições

18 de maio de 2017
Enem já recebeu mais de 5 milhões de inscrições
2.33 (46.67%) 3 votes

Enem já recebeu mais de 5 milhões de inscrições, mas o número ainda está bem menor em relação às outras edições do exame nacional.

Na edição de 2016; o Inep computou 9.276.328 de cadastros para a prova nacional, que garante ingresso no ensino superior brasileiro e português. Após a confirmação do pagamento das inscrições o  número oficial foi 8.627.194 candidatos.

Motivos para menor número de inscrições no Enem

Neste ano, pela primeira vez, o Enem não poderá ser usado para obter diploma do ensino médio. O governo federal acredita que essa decisão tirará pelo menos um milhão de participantes da prova. A certificação do Ensino Médio será pelo Encceja.

Outra modificação para o Enem 2017 foi a retirada da isenção da inscrição para os alunos que estão na primeira e segunda séries do Ensino Médio; pois até a edição passada a isenção era automática para esses candidatos; e muito deixaram de fazer a inscrição como treineiros na edição de 2017.

Inscrições Enem 2017

As inscrições poderão ser feitas até 23h59 do dia 19 de maio, exclusivamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. O boleto deverá ser pago até o dia 24 de maio.

Cronograma Enem 2017

Cartão de Inscrição Enem 2017

O cartão de confirmação da inscrição será liberado em outubro, pelo site do MEC e deverá ser impresso pelo candidato, pois não haverá emissão do cartão pelo MEC.

Dados do cartão de inscrição Enem 2017

O cartão de inscrição do Enem conterá:

-Número de inscrição;

-Data, hora e local das provas;

-Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado);

Opção de Língua Estrangeira.

Ele não será enviado ao candidato, que deverá visualizar e fazer a impressão do documento pelo Site do Inep, em data que será divulgada pelo respectivo órgão.

Resultado Enem 2017

O Enem 2017 será divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante; e para seleção de candidatos referentes ao programas governamentais que são Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni); além de diversas seleções organizadas pelas próprias Instituições de Ensino, seja públicas ou de iniciativa privada.

Não haverá a divulgação do Enem por escola, para evitar o ranqueamento das Instituições, pois este não é o objetivo do Enem.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

Dicas de Redação Enem

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

-Veja Redações  notas mil no Enem.

Veja as competências que são cobradas na Redação do Enem;

-Veja Redações  notas mil no Enem.

-Acesse Redações nota 1000 Enem 2016.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply