Enem 2017

Enem: Dicas para as provas

23 de outubro de 2017
Enem: Dicas para as provas
2.3 (46.67%) 3 votes

Enem: Dicas para as provas, pois para muitos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); mais complicado do que assimilar o conteúdo ao longo dos estudos é controlar a ansiedade durante a resolução da  prova.

Enem: Dicas para as provas

Abaixo dicas para controle da ansiedade na hora de prestar o exame:

1 – Respiração. A forma correta de respirar é soltar o ar, esvaziar o pulmão e ir puxando; novamente de forma lenta. Faça cinco respirações dessas antes da prova.
2 – Controle do pensamento. Não se trata de pensar positivo, mas de ser realista; pois o candidato preparado terá chance de resolver bem as questões.
3 – Esqueça o “dar branco”. Se o candidato estudou, nada vai apagar isso da sua mente. O que acontece às vezes é que o medo é tão grande que leva o cérebro à luta ou à fuga, deixando o pensamento racional para segundo plano. Se der o branco respire, vá ao banheiro e tome água.
4 – Gerencie o tempo. Monitore o relógio a cada meia hora, mas não pensando nisso durante todo o tempo. A rapidez para responder questões vem de uma leitura mais concentrada. É importante, também, treinar antes da prova.
5 – Não tente praticar adivinhação. Muitos perdem a noite de sono porque querem saber exatamente o que cairá na prova, qual será o tema da redação etc.
6 – Cuide da alimentação, que deve ser balanceada no dia anterior à prova. Leve lanche e água.
7 – Saia de casa cedo, pois chegar ao local da prova com tempo será fundamental para acalmar a mente; o que é muito importante.
8 – Preste atenção ao seu perfil e escolha a melhor de forma de se distrair às véspera dos dias das provas.
9 – Esqueça a tal revisão nos minutos anteriores ao teste. Quando entrar na sala de aula, nada de ler anotações. Isso joga para o cérebro a informação de que há uma ameaça, fazendo surgir o medo. Da mesma forma, se for conversar com alguém na sala, evite falar sobre a prova, para não despertar o medo ou qualquer sensação de insegurança.
10 – Seja confiante! Acredite em você e saiba que, se não for possível dessa vez, outras provas virão. Há alunos que vão para a prova como se fosse a última oportunidade da vida.

O Enem é uma grande oportunidade, mas a prova não pode ser vista como uma ameaça; mas como forma de ter maiores chances para o ingresso no ensino superior.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply