Enem 2017: terá mais um recurso para candidatos surdos

5 de maio de 2017
Avalie esta postagem

Enem 2017: terá mais um recurso para candidatos surdos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Enem 2017: terá mais um recurso para candidatos surdos

Na próxima edição do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferecerá também uma terceira opção de auxílio para esses participantes: a prova em vídeo-libras.

A novidade será ofertada em caráter experimental. Por meio desta modalidade de exame, os estudantes resolverão a prova com apoio de um vídeo, que apresenta as questões traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serão até 20 alunos por sala.

Participantes com surdez ou deficiência auditiva também poderão optar por dois recursos tradicionalmente oferecidos pelo Inep: o tradutor-intérprete de libras e a leitura labial.

Quem optar pelo tradutor-intérprete terá orientação de profissional capacitado para dúvidas específicas de compreensão da língua portuguesa escrita, sem fazer a tradução integral da prova. O participante que solicitar esse recurso fará as provas em salas com até seis pessoas e com dois tradutores.

No recurso de leitura labial, o participante contará com o auxílio de profissional capacitado em comunicação oral de pessoas com deficiência auditiva ou surdas e preparado para usar técnicas de interpretação e leitura dos movimentos labiais. Esses profissionais também atuam em dupla em salas para até seis participantes.

Inscrição

O candidato deverá escolher um dos três recursos no ato da inscrição. É preciso anexar laudo médico que comprove a deficiência auditiva ou surdez. Esse participante também tem direito a uma hora adicional para realização da prova, desde que solicite o benefício no ato da inscrição.

Até a última edição, era possível fazer esse pedido durante a prova, o que não será mais aceito. O Enem 2016 contou com a inscrição de 7.131 deficientes auditivos e 2.290 surdos. Juntos, eles representaram 0,1% do total de inscritos. O recurso de tradutor-intérprete de libras foi solicitado por 3.562 participantes e o de leitura labial, por 1.624.

Inscrições Enem 2017

Na próxima segunda-feira, dia 8 de maio serão iniciadas as inscrições, neste link, para o exame nacional, que envolve milhares de jovens.

Elas serão encerradas no dia 19 de maio de 217, cuja taxa é de R$ 82,00. O pagamento deverá ser efetuado até 24 de maio. Veja como fazer sua inscrição.

Acesse para verificar o prazo para requerer a utilização do nome social

Veja outras informações importantes em relação às alterações do Enem.

Atendimentos Especializados Enem

Os participantes com deficiência auditiva e surdez fazem parte do grupo que pode se beneficiar do atendimento especializado, que contempla ainda participantes com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual/mental, déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdocegueira e visão monocular.

Dentro de uma política de inclusão, o Inep também oferece atendimento específico para gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e; a partir de 2017, para outras situações específicas.

Há ainda a opção de tratamento pelo nome social para transexuais e travestis. Atualmente são oferecidos os recursos de guia-intérprete, tradutor-intérprete de libras, prova ampliada, prova em braile, prova super ampliada, auxílio para leitura e auxílio para transcrição, entre vários outros mecanismos para promover a acessibilidade.

No Enem 2016, 101.896 participantes solicitaram atendimento específico e 68.907, atendimento especializado. Recursos de atendimento foram demandados por 18.306 participantes.

Além dessas demandas, no ato da inscrição, ocorreram mais 113 atendimentos especializados encaminhados posteriormente, avaliados um a um para que todo participante pudesse fazer o exame em condições favoráveis.

Fonte Ministério da Educação.

Veja o que fazer e levar no dia das provas Enem 2017

Leia sobre as ações de Segurança do Enem

Os cadernos de questões serão personalizados

Redação Enem

Ela tem como foco os temas da atualidade, que envolvem respeito aos direitos humanos e exigirá que estudante esteja antenado com o que acontece na sociedade. A leitura e o treinamento serão os melhores aliados dos candidatos ao Enem. Veja as dicas neste link.

Confira os temas de redação que já caíram no Enem edições anteriores.

Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

-Veja Redações  notas mil no Enem.

-Acesse Redações nota 1000 Enem 2016.

Dicas de Estudo Enem e Vestibulares

Biologia

Física

Química

Matemática

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

No Comments

Leave a Reply