Enem 2017

Enem 2017 Inep

24 de novembro de 2016
Avalie esta postagem

Enem 2017 Inep, pois a prova nacional que envolve milhares de jovens brasileiros é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Enem 2017 Inep

O Enem foi criado pelo Inep em 1998, com o objetivo de avaliar o Ensino Médio brasileiro. A partir de 2009, ele sofreu alterações; que deram a ele o objetivo de selecionar candidatos para o ensino superior gratuito; nas diversas universidades e institutos federais de educação. Acesse a relação de instituições públicas brasileiras.

Veja abaixo para que serve o Enem:

Conforme informações do Inep, o Enem servirá para garantir:

1-Vagas no Sisu edição 2017: Pela nota no Enem o candidato disputará vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Veja aqui o que é o Sisu, e como você usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.

2-Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá para seleção de bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni.

3-Bolsa de Estudos no Exterior: O candidato que conseguir mais de 600 pontos poderá disputar ainda vagas para estudar de graça no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras. O programa passará por reestruturação e terá alterações, mas será focado também para o Ensino Médio.

4-Financiamento Fies: O candidato que quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. O candidato estuda primeiro, e só paga depois que terminar a graduação.

5-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, com o mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

6-Certificado do Ensino Médio: Para o candidato que tiver mais de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano; e que não tiver ainda concluído o Ensino Médio; pode até mesmo tentar tirar o Certificado do Ensino Médio com o resultado da prova. Para eles o Enem funciona como se fosse um Exame Supletivo e essa opção deve ser informada no momento da inscrição junto ao Enem.

Edital Enem 2017

Acesse aqui e veja a previsão do Edital do Enem edição 2017. O Enem sofrerá alterações para a edição de 2017, de acordo com informações do Ministério da Educação. Acesse aqui e veja as primeiras informações relativas à mudança que será anunciada em breve pelo MEC.

Veja notas de corte e Instituições mais procuradas no Sisu

Acesse aqui as Instituições mais procuradas no Sisu;

Acesse aqui os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte.

Veja as maiores notas de corte para o curso de Medicina.

Dicas para estudos Enem 2017:

-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos;

-Analise os temas de redações que caíram em outras edições do Enem;

–Dicas para redação nota 1000 no Enem;

-Acesse outras dicas para Redação do Enem.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Daniella Cassiano de Souza 9 de maio de 2017 at 10:02 am

    Bom dia. Não estou conseguindo fazer minha inscrição no Enem. O meu CPF está dando inválido. Vcs podem me ajudar?
    Obrigada…

  • Leave a Reply