Enem 2017

Enem 2017: Dificuldades para solicitar isenção da taxa de inscrição

10 de maio de 2017
Enem 2017: Dificuldades para solicitar isenção da taxa de inscrição
4 (80%) 2 votes

Enem 2017: Dificuldades para solicitar isenção da taxa de inscrição para realização do Exame Nacional, que envolve milhares de pessoas.

Enem 2017: Dificuldades para solicitar isenção

No terceiro dia de inscrições para o Enem, os participantes de baixa renda têm relatado nas redes sociais que não estão conseguindo a isenção da taxa.

O aumento em mais de 20% no valor da inscrição do Enem, passando de R$ 68 para R$ 82; causou reclamação de alguns estudantes; que alegam não possuir condições econômicas de pagar a taxa. Para esses candidatos, conseguir isenção significa o único meio de participar do Enem. O Inep explicou os motivos para aumento da taxa.

Conforme Edital do Enem, três categorias de participantes podem solicitar a isenção no exame:

1) Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;

2) Participantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou em colégio particular como bolsista integral e que comprovem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, de acordo coma Lei Federal nº 12.799/2013;

3) Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

Veja como solicitar isenção da taxa do Enem

Recuperação de senha Enem 2017

De acordo com informações do Inep, agora, há uma lista de informações que serão exigidas para recuperar o acesso; que mudará aleatoriamente a cada solicitação de troca de senha. Na primeira solicitação será possível cadastrar um novo e-mail utilizando número do CPF, e-mail, telefone celular e nome completo da mãe. Na segunda solicitação poderá ser necessário informar o RG, por exemplo. A cada tentativa haverá uma solicitação diferente, de forma que o sistema dificultará os possíveis problemas com senhas e acessos indesejáveis.

O candidato ao responder as questões corretamente, poderá escolher um novo endereço de e-mail e um novo número de telefone para receber uma senha temporária.

Após o recebimento da senha temporária, o candidato deverá cadastrar a nova senha. Ao mesmo tempo, o sistema encaminhará, no e-mail antigo, um e-mail automático alertando sobre a mudança. De acordo com o Inep, o e-mail também avisará que, caso o candidato não tenha solicitado a alteração, ele deverá entrar em contato com o referido órgão.

Dicas para Inscrição Enem 2017

O candidato deverá ainda ter em mãos o CPF e RG para iniciar sua inscrição; porque cada tela do sistema fica ativa por até dois minutos. Após esse período se não houver qualquer ação, o sistema avisará ao participante que o sistema se tornará inativo nos próximos segundos. Veja mais detalhes para realizar sua inscrição.

As inscrições poderão ser feitas até 23h59 do dia 19 de maio, exclusivamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. O boleto deverá ser pago até o dia 24 de maio.

Cronograma Enem 2017

Maiores dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone 0800 616161. É importante que os estudantes, quando ligarem, tenham em mãos o número do CPF.

Dicas de Estudo Enem e Vestibulares:

–Dicas de Estudo para Biologia;

–Dicas de Estudo para Física;

–Dicas de Estudo para Química;

–Dicas de Estudo para Matemática;

-Dicas Ciências da Natureza;

-Dicas Barragem de Mariana.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply