Enem 2017, Prouni, Sisu 2018

Enem 2017: como utilizar o resultado do Exame?

2 de janeiro de 2018
Enem 2017: como utilizar o resultado do Exame?
5 (100%) 2 votes

Enem 2017 como utilizar o resultado do Exame, que oportuniza inscrições em diversas seleções para início de 2018, em mais de 100 instituições de ensino.

Abaixo as principais aplicações do Enem, edição 2017:

SiSU 2018

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas referentes ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/1.

As inscrições  para o Sisu terão início no dia 29 de janeiro e serão encerradas no dia 1º de fevereiro, no site do MEC.

Esta edição ofertará 239.601 vagas usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja aqui o cronograma completo do SiSU 2018/1.

Vagas SiSU 2018

Os participantes podem pesquisar as quase 240 mil oportunidades exclusivamente pela internet. Consulte as vagas do SiSU 2018!

Pela consulta é possível ver quais as vagas por curso, cidade ou instituição de ensino, notas mínimas e pesos das áreas de conhecimento para cada curso de graduação.

Durante o período de inscrição, os candidatos poderão escolher duas opções de graduação e terão a possibilidade de mudar sua escolha até o último dia do cadastro no SiSU.

ProUni 2018

Ainda não foi disponibilizado o cronograma referente à edição de 2018 do Programa Universidade para Todos (ProUni). A expectativa é que isso aconteça ainda em janeiro. Geralmente, as inscrições são iniciadas no final do mês de janeiro, no mais tardar início de fevereiro. Poderão participar do ProUni aqueles candidatos que alcançaram média de 450 pontos nas provas do Enem, sem ter zerado a prova de redação.

Fies 2018

As regras do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram sancionadas no final de 2017. As inscrições serão para 310 mil vagas para este ano a juros zero. Elas serão realizadas de 6 a 9 de fevereiro de 2018. Veja os requisitos do Novo Fies.

No Novo Fies, os participantes terão três opções de financiamento, os quais são separados por requisitos. Dentro das categorias do novo modelo, estudantes de baixa renda poderão concorrer às vagas com juros zero.

Resultado Enem 2017

A previsão para divulgação do Resultado do Enem 2017 é o dia 19 de janeiro. Em outras edições o MEC antecipou o resultado.

Enem 2018

O cronograma ainda não foi disponibilizado, mas o Edital com as regras do Exame sempre é publicado no Diário Oficial nos primeiros meses do ano, até o mês de maio mais precisamente.

Vagas remanescentes

Grande parte dos programas que dependem do Enem abrem prazo também para o preenchimento de vagas remanescentes. É importante que o estudante fique atento após a divulgação dos resultados oficiais; já que ele poderá ter uma segunda chance se não for selecionado na primeira etapa.

Vestibulares com o Enem

O MEC ao divulgar o resultado do Enem 2017, possibilitará aos estudantes que se inscrevam nos programas já citados acima, quando estes iniciarem prazo de cadastro; além de Vestibulares que também utilizam as notas do Exame. Confira a relação das Universidades que utilizam o Enem como forma de ingresso.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply