Enem 2017

Enem 2017: candidatos surdos terão orientação nos dias de provas

24 de abril de 2017
Enem 2017: candidatos surdos terão orientação nos dias de provas
Avalie esta postagem

Enem 2017: candidatos surdos terão orientação nos dias de provas, pois eles poderão contar com vídeos e tradutores especializados na língua brasileira de sinais (libras) para orientações durante a resolução das questões. Será necessário que o participante informe a necessidade de atendimento especial ainda no momento da inscrição.

Enem 2017: candidatos surdos terão orientação nos dias de provas

De acordo com a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, a inciativa tem caráter experimental e visa atender uma demanda antiga dessa população. Será a primeira vez que o Enem terá esse atendimento.

Realização das provas Enem para candidatos surdos

As provas dos participantes surdos ou deficientes auditivos serão realizadas em salas adaptadas e separadas dos demais candidatos. Cada uma terá até seis participantes e dois intérpretes. De acordo com o Inep, os intérpretes terão por função esclarecer dúvidas que não interfiram nas respostas às questões; assim como traduzir informações gerais sobre a aplicação transmitidas pelos chefes de sala, que também atuarão em tais salas.

O Inep esclarece, ainda, que no caso dos participantes com surdo-cegueira são oferecidos guia-intérprete, prova ampliada, prova super-ampliada, prova em braille, tradutor-intérprete de libras, leitura labial, ledor, transcritor e sala de fácil acesso.

Vale observar que os candidatos com deficiências como surdez, cegueira, déficit de atenção, dislexia e discalculia ou outra condição especial; também poderão solicitar tempo adicional. Da mesma maneira, este requerimento deverá ser feito no ato da inscrição com apresentação de laudo comprobatório.

Até a última edição, o tempo adicional poderá se solicitado no momento da prova. A partir desta edição, tal atendimento deverá ser solicitado no momento da inscrição. A inserção de laudo comprobatório da deficiência ou de outra condição especial; também deverá ser feita no ato de inscrição.

O resultado da análise desses laudos deverá ser consultado na página do participante”, acrescentou Maria Inês Fini. Gestantes e idosos poderão, igualmente, solicitar atendimento especializado.

Provas Enem 2017

O Enem 2017 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, que correspondem a dois domingos consecutivos. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio.  Veja como fazer sua inscrição.

Dicas Enem

-Acesse o que é cobrado no Enem?

-Veja também as universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso.

Estrutura da Redação do Enem

Notas de Corte por área de conhecimento

Como a redação do Enem é corrigida

Como se dar bem na Redação do Enem

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares:

Dicas de Estudo Biologia;

Dicas para prova de Ciências Humanas;

Dicas para prova de Ciências da Natureza;

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;

Dicas de Química para a prova do Enem;

Dicas de matemática para a prova do Enem;

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem;

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis em diversas Universidade brasileiras.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply